Jornal O Cearense, ed, 178, 23/08/1891. Fortaleza-CE.
 
 
 
Os intendentes dentro da organização administrativa de um município é o corresponde ao que chamaríamos hoje de prefeitos. Mesmo com o advento da República, que acenava com um cenário mais democrático do que o período imperial, os intendentes continuaram a ser nomeados, no caso dos municípios, pelos Presidentes de Estado, hoje Governadores. 
Dese modo, a nomeação dos intendentes era uma espécie de moeda política que mudava a cada eleição. Por outro lado, qualquer outro motivo poderia levar à sua destituição pelo poder concedente. 
Não raro, os jornais traziam a publicação de exoneração e nomeação destes intendentes conforme os interesses políticos, na seção "Actos officiaes", cujas notas revelavam mais do escondiam sob as frases: "Foram dispensados por incompatibilidade os seguintes intendentes municipaes" e "Foram nomeados os intendentes municipaes". 
Em agosto de 1891 por exemplo, relacionado ao município de Camocim, os "Actos Officiaes" do jornal "O Cearense", trazia a troca de intendente daquele ano: 
  
              "Foram dispensados por incompatibilidade os                      seguintes intendentes municipaes: 
  
              De Camocim, José Evangelista Barbosa, 
  
              [...]Foram nomeados os intendentes municipaes: 
  
              Do Camocim, Raymundo Thiers". 
  
Uma certeza, porém, José Evangelista Barbosa e Raymundo Thiers estavam em lados opostos na nascente República brasileira.               
  
Fonte:Jornal O Cearense, ed, 178, 23/08/1891. Fortaleza-CE. 
 |