O AUTOR

CAPS. CCH. Sobral. 2017Foto: Júlio César A. Pinto.

Sou um "cabra" que nasceu no Piauí, na localidade de Baixa dos Caripinas, município de Luís Correia, mas quando "se entendeu no mundo", aos dois anos de idade, estava em Camocim. Neste município fui registrado como tal e moro ainda hoje, dividindo domicílio com a cidade de Sobral, onde exerço minhas atividades no magistério superior na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, desde 17 de outubro de 1994.  
Academicamente, o LATTES diz sobre mim que:

Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015). Graduação em ESTUDOS SOCIAIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1990), mestrado em HISTÓRIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000) e doutorado em HISTÓRIA DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2008), pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ (2016). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO - Nível K, da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: militância comunista, ditadura, cotidiano, cultura, trabalhadores urbanos e ensino de história.

Não tenho posses. Minha fortuna, se é que podemos assim qualificar e que, talvez fique para a posteridade é:

Autor dos livros : A Casa do Povo - História do Legislativo Camocinense (2008); Cidade Vermelha: a militância comunista em Camocim-CE. 1927-1950 (2011); Sobre Camocim: política, trabalho e cotidiano (2013); Entre o Porto e a Estação: Cotidiano e cultura dos trabalhadores urbanos de Camocim-CE. 1920-1970 (2014). 
Sozinho e com outros colegas professores, organizou as seguintes obrasLugares do passado, lembranças do presente - História e memória no jornal. (2005); Sobrescritos: Considerações sobre a produção de cronistas, memorialistas e historiadores da região noroeste do estado do  (2011);  Um PET no sertão. (2013);  Cidades Visíveis. Aspectos históricos e culturais. (2013); Histórias do Ceará: experiências de pesquisas dos alunos e professores do PARFOR/UVA. (2013); A História próxima de nós! (2014);  A Polifonia Sobralense. Leituras e entendimentos sobre a história da cidade. (2015);  Nas Trilhas do Sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará, Volume 3. (2016). 
Participou em mais de dez publicações acadêmicas como autor de capítulo de livro. 

No prelo, o livro didático de história HISTORIANDO CAMOCIM (Ensino Fundamental II) onde divide a autoria com a Profa. Gleiciane Freitas.