sexta-feira, 28 de setembro de 2012

II SC - A BANDEIRA DE CAMOCIM - Nº 10

Leitores escrevem para o blog procurando saber sobre a bandeira do município. Como sabemos, a bandeira é um símbolo que identifica a municipalidade e, por isso, é criada por lei e, como tal, a explicação de sua concepção também é objeto do ato jurídico. Em nosso caso, a bandeira atual foi institucionalizada pela Lei Municipal Nº 331 de 20 de Maio de 1976, transcrita abaixo. Até 2009, apesar do poder municipal ter um blog oficial na internet, não se tinha uma imagem digitalizada de nosso simbolo maior. Partindo de uma iniciativa do Blog Camocim Online exatamente há três anos atrás "encomendou o serviço ao jovem artista e aluno do Liceu de Camocim, Yuri Andrade" para desenhar a bandeira e o brasão, que digitalizados, foram indexados "nos motores de busca da grande rede".

                            

Bandeira de Camocim-CE. Fonte: Camocim Online
LEI MUNICIPAL Nº 331, DE 20 DE MAIO DE 1976
DISPÕE SOBRE A BANDEIRA E AS ARMAS DO
MUNICÍPIO DE CAMOCIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Art. 1º - A Bandeira de Camocim é formada por três faixas verticais, sendo a do centro de cor amarela e as laterais azuis. Ao centro da faixa amarela se encontram as armas do município de Camocim.
Art. 2º - Considerado o módulo arbitrário “M” serão observadas, na bandeira, as seguintes proporções: A altura correspondente a 14m, a largura 20m, as faixas laterais 14m x 05,5m e a faixa central 14m x 9m. O escudo no centro será de 5m x 4m.
Art. 3º - A faixa cor azul nacional representa o infinito que cobre com sua beleza o município de Camocim e a faixa central amarela simboliza a riqueza, o solo e o valor de seu povo.
Art. 4º - As armas do município de Camocim serão representadas por um escudo português cortado, tendo a parte superior dividida ao meio onde encontramos em fundo branco um ramo com três cajus em cor natural (esquerda) e no espaço à direita, em fundo também branco, uma palma de carnaúba em cor natural, ambos representando as riquezas agrícolas do município. Na divisão inferior notamos o céu em cor azul, o mar em verde água, uma jangada em amarelo, o sol nascendo no horizonte com seus raios em cor amarelo, simbolizando a pesca, fonte de renda do município, a jangada é a fibra e a coragem de seu povo e o sol a fé e esperança no futuro. Com apoio do escudo, dois ramos de algodão em cor natural, também riqueza da terra, e acima, como timbra, uma estrela em cor azul, representando a sede do município de Camocim.
Art. 5º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço da Prefeitura Municipal de Camocim
Em 20 de Maio de 1976

Fonte: Biblioteca Municipal.Documento digitalizado pelo Blog Camocim Online em 26/09/2009.Com a colaboração de Ayla Sousa

3 comentários:

  1. Como sempre, o Camocim Pote de Histórias é um importante blog contribuidor para quem se interessa pela história de Camocim e os estudantes como um todo, em suas pesquisas. Só senti falta no texto do nome do Prefeito que sancionou a Lei de criação da bandeira do município de Camocim. Porém como não sou mais criança, pois na data da referida lei eu já era "taludinho", por isso lembro que o prefeito da época, se não estava de licença no dia da sanção, era o Sr. João Pascoal de Melo, em seu último ano de mandato. Obs: Estou escrevendo isso sem pesquisar, baseado apenas nas lembranças de quando era criança!

    ResponderExcluir