sexta-feira, 28 de março de 2025

LOJA MAÇÔNICA EUCLYDES PINTO MARTINS. CAMOCIM-CE



Logomarca da Loja Maçônica Euclides Pinto Martins. Camocim-CE.


              A maçonaria em Camocim existe há mais de um século, mais precisamente, 125 anos, desde que o italiano Jean Baptiste Gizzi, juntamente com outros cidadãos que moravam em Camocim em 1920, trouxeram para cá os princípios maçons.
    Naquela época, Camocim se inscrevia no pioneirismo cearense em fundar uma loja maçônica, a Augusta, Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim Nº 1. Ao longo do tempo, para além dos serviços prestados pelos maçons no campo da filantropia em nossa comunidade, muitos cidadãos camocinenses foram iniciados nos ritos maçônicos.
            As instituições centenárias, por sua longevidade acabam se transformando, por vezes se multiplicando ou se dividindo para atender aos interesses e objetivos que o tempo reclama, afinal de contas são feitas por homens em sociedade. Deste modo, um grupo de maçons de Camocim resolveram fundar uma nova loja, homenageando o filho mais ilustre do município, o maçom e aviador Euclydes Pinto Martins. Teremos, portanto, a partir de agora em Camocim, duas lojas maçônicas. Para efeito de comparação, Sobral tem hoje em funcionamento, cinco lojas.
             As primeiras informações dão conta de que a existência da nova loja já foi comunicada ao Eminente Ir. Leonardo de Almeida Monteiro, Gr. M. do Grande Oriente do Brasil do Estado do Ceará (GOB-CE) com o nome de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Euclydes Pinto Martins, cujos cargos já foram preenchidos pelos irmãos eleitos interinamente e que estão se reunindo semanalmente nas sextas-feiras no horário das 19:30h, trabalhando no RITO ESCOCÊS.
            Na nova loja o mandato da diretoria será bienal e a sede provisória está situada na Rua Dr. Raimundo Veras, 2001-A, no bairro Nossa Senhora de Fátima, CEP: 62.400-000. Camocim-CE.

            Segue abaixo a lista dos irmãos fundadores da nova loja maçônica Euclydes Pinto Martins em Camocim, por ordem alfabética:
1. Antonio Cleile Martins Oliveira; 2. Antonio Vandenvelde Dalio de Oliveira; 3. Carlos Feitosa de Freitas; 4. Danilo Lopes Locateli; 5. Demétrio Leandro; 6. Eduardo Noemandia Albuquerque Neto; 7. Gilson dos Santos Pereira; 8. José Eduardo Miranda; 9. José Valdir de Lima; 10. Juvane José Correa; 11. Kennedy de Sousa Braga; 12. Libni Saulo Carneiro de Oliveira; 13.Márcio Glaidson Pereira de Sousa; 14. Magno Cronemberger de Oliveira; 15. Silvio Laeth Barros Almada; Vicente de Paula Pinto Veras.
            Desejamos vida longa a mais nova instituição camocinense.
            
   Fonte:Arquivo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Euclydes Pinto Martins
          

















 

sábado, 1 de março de 2025

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE CAMOCIM - MARÇO

         

Mês de março de 2025. Fonte: https://www.istockphoto.com/br/fotos/calenario

    Continuando a sequência do Calendário Histórico de Camocim, iniciamos o mês de março de 2025 com o início do carnaval. Educação, religião e estrada de ferro, marcam o março histórico de Camocim, além de assinalar a morte dos dois maiores líderes políticos do município no século XX: Murilo Aguiar e Alfredo Coelho.


Murilo Rocha Aguiar. (1914-1985).

01 de março de 1956 – Início das aulas da 1ª Série Ginasial do Ginásio Padre Anchieta com 41 alunos. 04 alunos vieram de cidades vizinhas.

01 de março de 1985. Morte do deputado Murilo Rocha Aguiar, em Fortaleza. Em 28 de fevereiro de 1985 ele disputava a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará quando passou mal. Foi internado às pressas,  faleceu nas primeiras horas do dia seguinte. Em 2025, 40 anos do ocorrido.

05 de março de 1956 – Fundação do Ginásio Padre Anchieta. (Fonte: Livro de Tombo da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes).

08 de março de 1992 – Faleceu em Camocim o coronel Alfredo Othon Coelho. Líder político.


Alfredo Othon Coelho (      - 1992)


19 de março de 1950 – Fundação do Instituto São José (ISJ), iniciativa do Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, com a direção das Irmãs Capuchinhas.

26 de março de 1879 – Inauguração do assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro de Sobral pelo Presidente da Província Dr. José Júlio de Albuquerque Barros.

29 de março de 1973 – Criação do Curato de São Pedro na Reunião do Presbitério realizada em Tianguá.