sexta-feira, 17 de outubro de 2025

A HISTÓRIA POR DETRÁS DA FOTO. RUA ENGENHEIRO PRIVAT

 

"Não Passe". Rua Engenheiro Privat. Camocim-CE. Década de 1950. Fonte: Acervo Vera Trévia.

    Em postagem anterior datada do ano de 2011, afirmamos que a primeira rua de Camocim a ser pavimentada em   pedra tosca foi a atual Rua Dr. João Thomé,  e ilustramos com a foto que mostrava  o flagrante de crianças diante do cavalete disciplinador, brincando na rua,  com a inscrição "Não Passe! (Camocim Pote de Histórias. A Chegada do Calçamento, terça-feira, 15 de março de 2011).

    Em história é assim, a cada dia aparecem novas fontes a comprovarem ou não o que se disse antes. O texto anterior tinha razão quanto a rua Dr. João Thomé, contudo, uma das crianças presente na cena da foto, Vera Trévia, corrigiu um detalhe: a foto foi tirada na Rua Engenheiro Privat, ao lado do bar do Dedim Trévia

    Portanto, há uma historia por detrás da foto. Em conversa com Vera Trévia, testemunha ocular desta história e que ainda mora na mesma rua, ela nos contou sobre a circunstância da imagem e o nome das outras crianças presentes, algumas posando deliberadamente para o fotógrafo, outras, nem tanto, mostrando filhos de duas famílias tradicionais que moravam e brincavam naquela rua: Aguiar e Trévia. Novidade na rua, as obras de pavimentação chamavam a atenção tanto de adultos, como de crianças. O próprio flagrante é prova disso. 

   Segundo Vera Trévia, da esquerda para a direita temos o Gonzaga com a mão no peito, reverente (Luis de Gonzaga Rocha Aguiar, nascido em 1944, irmão de Murilo Aguiar), Vera Trévia e sua boneca preferida; Mentinha com uma bonequinha menor; Dulce Trévia, a garotinha de cabeça baixa segurada por Mentinha, talvez esboçando alguma reação para não aparecer na foto e Fernando Trévia Filho, o conhecidíssimo Fernandinho, de cabeça pelada, de costas para o fotógrafo, como se estivesse reprovando aquilo tudo. Detalhe: as meninas estão de pés descalços e os meninos calçados. Coincidência? Isso diz alguma coisa ou é um mero detalhe?

    São muitas histórias por detrás de uma foto. Com certeza, o fotógrafo diria uma outra, esclarecendo suas intenções e objetivos. Qual é a sua história?

Fonte: Entrevista com a Sra. Vera Trévia. Camocim-CE. 16/10/2025.

.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE CAMOCIM. MÊS DE OUTUBRO

Igrejinha de São Francisco. Camocim-CE. Arquivo do CPH.

    Neste mês de outubro destacamos algumas datas importantes para o nosso município, dentre elas a da benção e inauguração da Igrejinha de São Francisco, demolida e posteriormente reerguida. Hoje é a Matriz da Paróquia de São Francisco em nossa cidade. Outubro também marca o aniversário de nascimento do nosso querido escritor Carlos Cardeal de Araújo.

04 de outubro de 1965 - Benção e inauguração da Igrejinha de São Francisco pelo Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, por delegação de Dom Walfrido Teixeira Vieira, no Bairro Brasília. (Fonte: Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. Camocim-CE).

09 de outubro de 1972 - Sanção da Lei Municipal Nº 313 de 09 de outubro de 1972 pelo Prefeito Municipal de Camocim, José Maria Primo de Carvalho, que cria a BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “PINTO MARTINS”. 

30 de outubro de 1980 – Declaração de utilidade pública para fins de desapropriação do terreno onde foi construído o Hotel Municipal. Decreto Executivo Nº 59, de 30 de outubro de 1980. Prefeito Edílson Veras Coelho.

Escritor Carlos Cardeal. Fonte: Arquivo do CPH.

31 de outubro de 1955. Nasceu em Viçosa do Ceará, na localidade de Passagem da Onça, o escritor Carlos Cardeal de Araújo, autor dos romances “O Terra e Mar” e “Ida e Volta”. Membro da Academia Camocinense de Ciências Artes e Letras - ACCAL



Fotos: Blog Camocim Pote de Histórias.