quinta-feira, 19 de maio de 2011

CABOCLINHO FARIAS - O FERROVIÁRIO

João Farias de Sousa. mais conhecido como Caboclinho Farias, foi outro daqueles comunistas que não deixaram a "semente" fenecer. Sua profissão permitia que fizesse os contatos necessários para a articulação da militância em suas várias tarefas. De Camocim a Crateús, de Ipu a Fortaleza; onde os trilhos da ferrovia passavam. Caboclinho Farias tinha sempre um "camarada" com quem trocava informações. recebia instruções, entregava encomendas. O foguista Caboclinho era. portanto, um elo de ligação muito importante que procurava não deixar a chama apagar nas células do PCB na Zona Norte do Estado do Ceará.
Um dos fundadores do PCB em Camocim em 1927, rearticulou a militância comunista através da ANL - Aliança Nacional Libertadora. Nas eleições de 1947, com a redemocratização e legalização do PCB, lançou-se candidato a Deputado Estadual, sendo sufragado nas cidades por onde o trem passava. Não logrou êxito, mas serviu para o PCB marcar posição na cena política.
Na grande obra sobre a tortura no Brasil, que desencadeou o processo de abertura política no país, "Brasil Nunca Mais", é citado o depoimento de Caboclinho no capítulo referente às torturas psicológicas sofridas diante da família.

Fonte: Cidade Vermelha., UFC/2007
Foto: tovemdotudo.zipnet

2 comentários:

  1. Prof. Carlos Augusto parabéns pela homenagem que presta a Caboclinho Farias homem que se enquadra no grupo dos imprecindiveis de Bertold Brecht que lutam a vida toda defendendo com convicção as idéias socialistas.Caboclinho foi colega de meu pai na extinta RFFSA tive oportunidade de conhecer esse verdadeiro héroi do povo brasileiro.Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este foi um verdadeiro lider fo ideologismo comunista. Nem se compara com os que se dizem da esquerda onde pregam uma politica enganosa, pois não tem amor a patria como meu dogro e a seis pensamento do bem comum com igualdade e fortaleza. A familia sofreu muito com as perseguiçoes mllitares. Hoje a politicagem referente do pensa em toma lá e me dar dobrado

    ResponderExcluir