domingo, 22 de janeiro de 2012

A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULA EM CAMOCIM

Em minhas pesquisas de mestrado deparei-me com a ação dos vicentinos em Camocim. No âmbito do embate entre católicos e comunistas, a SSVP era o braço da Igreja Católica que atuava no campo da caridade e catequização junto aos mais pobres, que, na ótica da Igreja eram mais suscetíves em adotar o credo vermelho e seu leque de promessas de uma sociedade mais igualitária. Nas chamadas Semanas Sociais a Diocese de Sobral utilizava os vicentinos para arrecadarem alimentos e remédios e, em cada cidade que atuava deixava quase sempre um ambulatório médico para socorrer os necessitados. Um desses foi instalado em Camocim no passado. Acompanho agora a campanha dos vicentinos para erguerem uma casa para um casal pobre da cidade. Por outro lado, a luta desses irmãos em construir um albergue é muito mais longa. O local já existe na Vila e por mais de três vezes já vi as paredes serem levantadas e por falta de recursos, acabarem sendo derrubadas pela chuva ou por vândalos. Isso me intriga, pois, tal albergue é um grão de areia diante de outras obras que a Pároquia de Bom Jesus dos Navegantes já realzou na cidade nos últimos tempos. O que é um albergue para acolher idosos diante de uma Igreja de São Francisco, de uma casa de veraneio para o Bispo, de um Centro Comunitário como o do Bairro São Francisco? Falta dinheiro, vontade ou fé?  Existe outra explicação? Eu só queria entender. Enquanto a resposta não vem, transcrevo para os leitores o registro da SSVP em cartório. Tal registro informa a data de fundação, o que contradiz alguns textos na internet de que a SSVP tem mais de um século de existência em Camocim. No entanto, penso que a data não é o mais importante e sim o trabalho que ela faz ao longo do tempo em nossa cidade. Vejamos:

Fonte: blogdayla.blogspot.com
SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO (sic!)

Fundada em 16 de Outubro de 1938.

Órgão centralizador de todas as atividades vicentinas da Paróquia e considerada de utilidade pública.

Diretoria: 

José Clodoveu Arruda  - PRESIDENTE DO CONSELHO PARTICULAR.
Manoel Pinheiro da Rocha - VICE-PRESIDNTE E PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA N.S. DE NAZARÉ
José Ferreira dos Santos - SECRETÁRIO DO CONSELHO E DA CONFERÊNCIA DE S. PEDRO
Joaquim Pereira de Brito - TESOUREIRO.


Fonte: Livro de Registro de Pessoas Jurídicas. Cartório André. 2º Ofício. Camocim. Ano: 1951-1957. Nº de Ordem: 6. 06/06/1951.

Um comentário:

  1. Olá, Carlos Augusto!
    Estou "passeando", pelo seu formidável espaço, vendo maravilhas nesse "pote" tão rico.
    Nasci, vendo São Vicente de Paulo. Garanto a você: é de PAULO! Meu pai foi membro da SSVP, minhas tias-avós, 4 delas foram Irmãs de Caridade, de São Vicente de Paulo.

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir