domingo, 18 de novembro de 2012

O ELEITOR MAIS VELHO DE CAMOCIM

Sr. Carlos Salu aguardando o momento de votar. Foto: Francisco Rocha.
Com a colaboração do amigo professor Francisco Rocha, estamos publicando seu texto referente ao Sr. Carlos Salu que, aos 104 de idade compareceu à mesa receptora de votos na última eleição:


A proeza de captar essa imagem exigiu-me muita habilidade, já que as autoridades da mesa (seção eleitoral) não me permitiram registrar o momento em que esse senhor  com 104 anos de história, deu um exemplo de cidadania, comparecendo à seção para votar. Sentado, o Sr. Carlos Salu aguarda com expectativa enquanto a mesária procura seu nome na folha.
Considerado o eleitor mais velho do Brasil, até que se prove o contrário, o Sr. Carlos Gomes de Oliveira - Carlos Salu, foi uma figura emblemática nessas eleições no município de Camocim-CE. No dia 7 de Outubro de 2012, quando compareceu à seção para votar, o mesmo estava com exatos 104 anos, 2 meses e 3 semanas. D.N.: 17/07/1908. Lúcido, apenas com deficiência auditiva, mas com uma visão de criança, assinou seu nome, ficou na cabine eleitoral sozinho, votou certo e consciente, tendo um acompanhante apenas por segurança.
O Sr. Carlos é digno de nosso respeito e admiração pelo seu belo exemplo de cidadania. Enquanto muitos que tem a metade de sua idade não querem mais votar e outros bem mais jovens ainda, que, mal acostumados com a cultura da corrupção, só querem votar se receberem algo em troca, este senhor, agricultor aposentado, viúvo, com 104 anos 2 meses e 21 dias no dia da eleição, morador na localidade de Tapuio, sudoeste do município, distante 36 quilômetros da sede, faz questão de vir exercer seu louvável papel de cidadão, votando em quem acredita ser melhor para dirigir os destinos do município. Acompanhá-lo até a seção foi uma honra! Foi um voto histórico e a proeza que “Seu Carlos”, com mais de um Século de história conseguiu, não é pra qualquer um, e o invejável quadro de saúde que o mesmo apresenta, indica que na próxima eleição teremos um eleitor em Camocim com 106 anos de vida!
Esse registro é uma pequena homenagem que faço a esse mais que merecedor amigo da família, amigo do meu pai e... meu querido, meu velho, meu amigo Carlos Gomes de Oliveira – Carlos Salu!

6 comentários:

  1. Caro prof. Carlos Augusto.


    Estudo a família Ximenes de Aragão desde do ano 2000, e já publiquei dois livros nesse assunto. (veja blog: http://ximenesdearagao.blogspot.com.br/)

    E gostaria de sua ajuda, pois moro em Brasília, a distância é grande.

    Sua ajuda no sentido de localizar ou conseguir informaçoes sobre o monsenhor Ximenes (de Santa Quitéria), que viveu em Camocim, seu nome era Luís Ximenes Freire, nascido na cidade de Camocim, em 05 de novembro de 1924.

    Provavelmente na igreja local tenha o seu batisterio ou no cartório o seu registro, o batismo normalmente é realizado dias ou meses depois do nascimento.

    Sei que seu pai era ferroviário, 'maquinista' em Camocim.

    Bom, gostaria de saber o nome de seus pais, e avós tanto paterno e materno, sei que parece impossivel, mas quem sabe o bisavós.

    Ficarei grato pela ajuda.

    Até mais. Ximenes Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ximenes Filho,
      Breve estarei fazendo um post exclusivo sobre nosso conterrâneo...

      Excluir
  2. Caro amigo e professor Carlos Augusto, quero aqui agradecer-lhe por teres tornado nosso texto, referente ao Sr. Carlos Salu, “O eleitor mais velho de Camocim”, também, em água deste POTE!

    ResponderExcluir
  3. Alguem ai conhece a familia do Sr carlos gomes de oliveira, to fazendo a arvore geonologica da minha familia, meus bisavós
    Vinheram de Camucin Ceara, e o Sr Carlos tem o mesmo sobrenome da minha avó.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo e Professor blogueiro Carlos Augusto e demais amigos leitores deste respeitado Blog Camocim Pote de Histórias. Quero aqui pedir desculpas pelo erro que cometi quando escrevi texto que resultou nesta postagem "O ELEITOR MAIS VELHO DE CAMOCIM", do dia 18 de novembro de 2012. Pois com relação a data de nascimento do Senhor Carlos Salu, quero pedir desculpas ao Senhor Carlos e retificar o dia do mês embora um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca. Onde tem 17/07/1908, leia-se 16/07/1908. Somente hoje descobri esta falha ao visitar o referido amigo que ontem, 16 de julho de 2018, completou 110 (cento e dez) anos de vida!

    ResponderExcluir