Capa do livro "Porto de Camocim na Memória Popular". 2016, de Régia Maria C. Xavier. Foto: Divulgação.
Hoje, 08 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER o blog destaca o obra da historiadora camocinense RÉGIA MARIA CARVALHO XAVIER, intitulada PORTO DE CAMOCIM NA MEMÓRIA POPULAR. O livro é fruto da sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Pernambuco em 2001 e foi lançado em 11 de outubro de 2016 em Camocim, na Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL).
A Profa. Régia Xavier, que é professora da rede pública estadual do Ceará, atualmente reside em Fortaleza e trabalha na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, no setor de Gestão Escolar da SEDUC.
A autora ao lado do Acadêmico Aradi . Foto: Blog Revista Camocim. |
Na apresentação da obra, a autora destaca:
"(...) Analisar o que significou o porto de Camocim, para o próprio desenvolvimento urbano e econômico do Município e das cidades vizinhas, foi possível a partir do trabalho com entrevistas, publicidade, artigos em revistas, jornais do estado, articuladas a fotografias e documentações particulares e dos sindicatos. Buscando compreender no que era lembrado, o que foi esse proto e o que ele significou para Camocim (...)".
O trabalho da Profa. Régia Xavier traz uma importante contribuição para a compreensão do cotidiano da cidade nos tempos da ferrovia e do porto, além de ser mais um que se soma à árdua tarefa de escrever a história do nosso município.
|
Belíssima lembrança desse humilde trabalho sobre o Porto de Camocim. E que tem muito de você nessa pesquisa, prof. Carlos Augusto.
ResponderExcluirEsse blog é realmente um Pote de memória do nosso Camocim!! Parabéns!!
ResponderExcluir