terça-feira, 28 de novembro de 2017

O VAQUEIRO EM VERSOS. PROJETO VISA PERPETUAR O ABOIO

ALUNOS DA Escola ProfISSIONAL DE GRANJA, JONH PEREIRA E GEANE PINTO , DESENVOLVEM O PROJETO "O VAQUEIRO EM VERSOS: PELA PERPETUAÇÃO DO ABOIO",  QUE BUSCA CHAMAR A ATENÇÃO PARA ESTE ASPECTO DE NOSSA CULTURA POPULAR. O PROJETO TEM COMO ORIENTADORES OS PROFESSORES Célia Santos e Inácio Carvalho

Fonte: vaqueiro-lu-paternostro.

O Projeto surgiu em um momento em uma discussão na aula de Projeto Interdisciplinar (P.I), nas quais tratávamos acerca das profissões dos pais dos alunos, em que se constatou a existência de muitos deles o ofício de vaqueiro. Diante de alguns debates notamos que a profissão apesar de resistir ao tempo, estava se perdendo em meios aos processos de massificação da globalização.
            Era preciso que se pensasse em alguma ação que trabalhasse a continuidade da profissão em que os alunos pudessem conhecer melhor a mesma, e a vissem como parte da cultura local de Granja. Assim, trabalhamos em base de questionários retratando que muitos dos alunos não conheciam o aboio, símbolo da profissão do vaqueiro.
            Com isso, o trabalho buscou na história oral, obter traços da vida de alguns vaqueiros da cidade de Granja, que se reuniram com os alunos participantes do projeto em uma roda de conversa de onde saíram muitas histórias recontadas após em formato de cordéis feitos pelos alunos.
            Diante dos relatos encontrados e dados percebidos pela pesquisa de campo, foi realizada na EEEPEOAC uma exposição intitulada: Casa do Vaqueiro com objetos utilizados por eles em seu cotidiano. Os vaqueiros entrevistados participaram dando vida a exposição, cantando seus aboios em meios aos improvisos dos versos.
            O projeto após passar pela etapa escolar irá disputar a Regional (CREDE 04), buscando resultados satisfatórios em meio a seu principal objetivo que é: reconhecer a profissão do vaqueiro, valorizando o seu aspecto histórico-cultural na cidade de Granja. O desejo é ir além da cidade, levar adiante essa importância a esse homem do sertão assim como nos remete Raimundo Girão: “Foi este homem assim quem, destemidamente, forjou a colonização do Nordeste e a mantém até hoje. Venceu o índio, venceu a agrestia do ambiente, venceu as feras que o cercavam em cada instante..”A figura emblemática do vaqueiro prenuncia desde primórdios da colonização brasileira a sua significativa importância devido o apoio constante a boiada do patrão e a luta na guia da mesma. A cidade de Granja reflete um cenário efervescente desta cultura, mesmo diante das mudanças no processo de urbanização, o vaqueiro continua a agir apesar dos jovens não se dedicarem tanto mais a dar seguimento na profissão.
            O projeto tem ganhado muita força dentro da escola e na comunidade local, mostrando a sua real dimensão e significância. Pois vale a pena lutar pela causa de nossa cultura. Nossas próximas ações serão baseadas no encontro com os vaqueiros da região buscando transmitir aos mesmos seus direitos de acordo com a lei, buscando estratégias junto a eles para perpetuar de fato, esta bela profissão.
Avante vaqueiros!!!
prof. Célia santos (orientadora do projeto)


5 comentários:

  1. Muito interessante a ideia e o Projeto e promete render muito. A Professora Célia, que por sinal traz nas veias o sangue de vaqueiro na Árvore Genealógica, acertou em cheio. Falar da vida dos homens que campeiam gado é recuperar a história quase esquecida de uma arte heroica que "estava se perdendo" no tempo, apesar da “resistência”. Adentrar o espaço dos desbravadores da mata certamente será importante tanto para a história local e regional, como para valorizar esses bravos nordestinos vaqueiros da região. A Professora Célia Santos está de parabéns pela iniciativa, e ao escolher essa temática como objeto de pesquisa, sem dúvida encontrará um campo fértil para expandir suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada caríssimo historiador Francisco Rocha. Está na veia, está nk sangue mesmo. O amor por nossa cultura. Assim que encontrei o parceiro ideal junto aos alunos idealizadores o prof Inácio Carvalho. Porque é de nossa raiz, de nossos antepassados, uma geração inteira que trabalhou de sol a sol no mato fechado e no manejo dos animais, por vezes esquecidos de uma sociedade incutida na grande massificação da globalização. Estamos juntos na luta pela perpetuação do aboio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada querida!
      Sem dúvida a parceria do Prof. Inácio Carvalho, pelo qual tenho muita admiração, é de suma importância, já que o mesmo é da gema, descendente que é, de vaqueiro também, e detentor de muita capacidade. Portanto sua participação tanto enriquece como fortalece e qualifica o trabalho.

      Excluir