segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

HISTORIANDO CAMOCIM - O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA


Capa e contracapa de "Historiando Camocim". 2016.


Caros amigos de Camocim, meus prezados alunos, ex-alunos e companheiros professores. Há exatamente quatro anos que iniciamos um projeto de escrita de um livro didático de história para Camocim. Em dezembro de 2013 a Prefeitura Municipal de Camocim abriu uma licitação e vencemos a concorrência. Em janeiro de 2014 formamos uma equipe de execução do projeto (Carlos Augusto, Gleiciane Freitas, Luis Carlos Lima, Jonas Pessoa e Júlio Pinto) e outros colaboradores se juntaram a nós, principalmente os fotógrafos da cidade cedendo suas fotos para comporem o livro. Reunimos os professores da rede municipal em dois encontros para sabermos sobre suas dificuldades, experiências e potencialidades. Durante dez meses trabalhamos arduamente e entregamos o resultado da pesquisa em 24 de setembro de 2014, finalizando definitivamente os detalhes em outubro de 2014. Nosso trabalho foi concluído aí. Era desejo da Secretaria de Educação adotar o livro no Ensino Fundamental II em 2015. No entanto, processos licitatórios não concluídos, acabaram adiando a publicação da obra. Finalmente, em 2017 esse problema foi resolvido e o livro didático de história de Camocim está publicado com o selo das Edições UVA e Global Gráfica de Sobral e será lançado na próxima sexta-feira, 15 de dezembro de 2017, por ocasião da Festa dos Professores, na Chácara Lago Seco. Obrigado pela atenção! Espero que a espera não tenha sido em vão e que este trabalho possa render bons frutos para o entendimento sobre a história de nossa cidade. Façam bom uso dele!

3 comentários:

  1. Caro professor e amigo Carlos Augusto. Mais uma vez você prova sua capacidade e mostra pra que veio. Desde quando você começou este inédito trabalho, estamos de olho acompanhando seu esforço e torcendo para que tudo desse certo. Será uma obra de grande notoriedade e de suma importância para a Educação do Município, sobretudo para o ensino de História Local, agora contemplado nas páginas de Historiando Camocim que sem dúvida será um sucesso. Com essa publicação você realiza não apenas o seu sonho, mas, enfim, o sonho de todos nós camocinenses que amamos nossa história, pois agora veremos a história de Camocim mais valorizada nas páginas de seu livro. Parabéns! A população agradece.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Francisco Rocha, o livro é todo nosso, dos historiadores e do povo em geral, que gesta a história cotidianamente!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde,

    Esse livro já está disponível, você poderia me dizer como posso encontrá-lo?
    Meu email: johnantangonsalves@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir