sábado, 11 de agosto de 2018

JULIO CICERO MONTEIRO. BIOGRAFIA

Júlio Cícero Monteiro. Camocim. 1922. Fonte: O Malho, 1992, ed.1049, p.31

Já escrevemos sobre Júlio Cícero Monteiro (JUCIMON) em várias postagens neste blog. Ipuense de nascimento, mas foi em Camocim onde exerceu várias atividades. Desta vez, reproduzimos uma mini-biografia que mostra um pouco mais de sua profissão de jornalista.

Julio Cicero Monteiro - Filho de José Monteiro da Silva Moral e Dona Delphina Gonçalves da Silva Braga, nasceu em Ipu a 18 de Janeiro de 1867.

Dedicou-se aos estudos de linguística e ao folclore, foi charadista e decifrador de mérito e atividade.
Desde muito criança começou a escrever em jornaizinhos, que ele mesmo caligrafava.
Com Manoel Coelho fundou o jornalzinho manuscrito Paladino, órgão da sociedade “Paladinos do Progresso”, e foi um dos redatores do O Globo, que existiu em 1887 — 1888 na cidade de Maranguape e no qual publicou artigos e versos, que assinava sempre com pseudônimos. Passando-se para Parangaba, fundou o Club Literário Democrático, dali passou-se para Fortaleza onde fundou O Bilontra, e de novo para Ipu onde fundou O Ipuense.
Empregado superior no Escritório Central da Estrada de Ferro de Camocim, Julio Monteiro teve em nossa cidade exercido vários cargos, como o de membro do Conselho Escolar, ajudante do procurador da República, e vereador da Câmara Municipal.
Foi presidente do Gabinete Camocinense de Leitura, fundado a 12 de Janeiro de 1913. Escreveu em 1893 um “Primeiro Livro de Leitura”, que foi approvado por Acto de 22 de Março da Junta de Instrucção Publica do Rio de Janeiro.

Fonte: Dicionário Bio-bibliográfico Cearense. Barão de Studart.



Nenhum comentário:

Postar um comentário