domingo, 7 de outubro de 2018

ELEIÇÕES EM CAMOCIM. HÁ 106 ANOS ATRÁS!

Camocim. Dia de Eleições. 1912. Fonte: Revista da Semana, RJ.


Hoje, 07 de outubro de 2018. Dia de eleições gerais no Brasil para escolha de presidente, governador, senador, deputados federal e estadual. Depois de uma campanha cheia de comédias, tragicomédia, de atos burlescos e até reações que nos deixam aterrorizados diante do que pode estar por vir, os cidadãos aptos vão às urnas fazer suas escolhas. Que pelo menos o dia de hoje não seja marcado por arbitrariedades e que todos possam exercer seu direito legitimamente, sem pressões e/ou outros expedientes escusos.
106 anos atrás, portanto, em 1912, uma imagem que, se não revela a tranquilidade do que era uma eleição no século passado, passa, para a cobertura do fato naquele tempo, um evento que se torna "aspectos cearenses", sem maiores problemas e pacatez. Sem dúvida, naquela época, as tensões e interesses eram outros e em outras proporções.
Da foto, fica registrado o modo de como se ia votar, o cruzamento das atuais rua 24 de Maio com Independência e alguns prédios que não existem mais. Ainda se pode ver a Casa Coelho, antigo prédio da Rádio Pinto Martins e parte da casa da viúva do Sr. Hamilton Rocha.
Bons votos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário