quinta-feira, 15 de novembro de 2018

AS FIRMAS COMERCIAIS DE CAMOCIM - ALBUQUERQUE & CIA.

Correspondência. Envelope padronizado da Albuquerque & Cia. Camocim. 1936. Arquivo: Francisco Olivar.

A firma Albuquerque & Cia já foi alvo de matéria aqui no Camocim Pote de Histórias, como uma das firmas comerciais mais importantes  do século passado, quando Camocim tinha um porto e uma ferrovia em plena atividade. A firma em questão foi fundada um pouco depois do início das atividades da ferrovia, em 1888 e encerrou suas atividades em 1969, portanto, mais de oitenta anos de atividade. Nesta longa trajetória, a firma, que era propriedade da família tradicional Saboya de Albuquerque, de Sobral,  foi representante em Camocim da Companhia Nyrba (hidroaviões) e empresas de navegação marítima como a SNAAPP; BOOTH (Brasil) Ltda. e Cia. de Navegação das Lagoas e Cia. Baiana de Navegação,
A referida firma se situava onde hoje é a esquina da Rua Dr. João Thomé com o início da Avenida Beira-Mar, antiga Esplanada do Porto.
O documento acima é um envelope padronizado da firma que mostra a correspondência com estabelecimentos do Rio de Janeiro, no caso a firma Alexandre Ribeiro & Cia. Agradecemos ao amigo Francisco Olivar pela cessão do documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário