sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CAMOCIM GANHA NOVOS TRABALHOS DE HISTÓRIA

Defesa de TCC de Silvio Paz. CEJA João Ramos. Camocim-CE. 2020. Da esquerfa para a direita: prof. Carlos Augusto. Sílvio, Profa. Edvanir Maia e Prof. Dênis Melo.


Depois de quatro anos de estudos, a Turma de História. PARFOR/UVA/CAMOCIM. Primeira Licenciatura, concluiu hoje seus estudos e aguardam agora a colação de grau para se tornarem licenciados em História.
Nos dias 24, 25 e 31 de janeiro de 2020 ocorreram as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's). Com isso, Camocim ganhou para sua história, 18 trabalhos inéditos (artigos e monografias), fruto de pesquisas feitas pelos alunos e orientados pelos professores do Curso de História da UVA. Os trabalhos versam sobre o cotidiano de trabalhadores da zona rural e urbana, universo de benzedeiras e parteiras, festejos de São Francisco e São Pedro, ensino de história e outras linguagens, politicas de educação, futebol amador, festival de música, dentre outras temáticas. 
Ainda neste ano, estes trabalhos poderão ser acessados pelo público em geral, através de uma publicação que a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/ Coordenação do PARFOR, irá disponibilizar.
A formação destes novos historiadores só foi possível graças à parceria da CAPES, UVA, Prefeitura Municipal de Camocim e CEJA João da Silva Ramos. A estes entes nossos agradecimentos.
Abaixo segue a relação dos alunos e seus respectivos trabalhos:

Antônia Irla Brito - Associativismo Rural: Um olhar para a Associação Rural São Vicente dos Pereiros em Camocim/CE.

Antonieta Ferreira Barbosa - A importância das casas de farinha na localidade de Jacarandá. Camocim-CE. 1950 a 1990. 

Charles Santos Silva - Futebol como espaço de sociabilidade em Camocim-CE. 1950 a 1957.

Darciane Costa dos Santos - Desbravadores do sertão: Procissão dos Vaqueiros no Festejo de São José. Granja-CE.

Fca. Germanda F. Barbosa - A importância da agricultura familiar como fonte de renda na localidade de Jacarandá. Camocim-CE. 1970 a 2000.

Fca. Karla Pinto Lima - Trajetória histórica da criação da festa de São Francisco das Chagas.

Fco. da Paz Pessoa (Sílvio) - "Camocim respirava esse ar de música". Histórias e memórias dos Festivais de Música em Camocim-CE. 1986- 2003.

Gerlane Viana de Souza - As rezadeiras como guardiãs da memória da comunidade de Jacarandá. Camocim-CE. 2010.2018. 

Girlane Carvalho Lima - Pesca Artesanal: experiências sobre a pesca artesanal de Camocim-CE. 1990. 2000.

Glaucimar da Silva Gomes - O cinema como recurso pedagógico no ensino de história: uma reflexão bibliográfica.

Joselina Fontenele dos Santos - As contribuições do PAIC na E.E.F Francisco Ottoni Coelho. Camocim-CE. 2012 a 2015.

Juliana Alves dos Santos - A festa religiosa de São Pedro em Camocim-CE.

Luzenira Pereira Lima - Os trabalhadores de Cafundó. Modos de vida e trabalho no campo. Camocim-CE. 1993-2018.

Maria de Fátima das Chagas - Relatos e histórias das parteiras na zona rural de Camocim-CE.

Maria de Fátima F. dos Santos - A vida e as dificuldades do agricultor na localidade de Olho D’Água. Camocim-CE. 1980 a 2000.

Maria Geissiane C. Silva - As contribuições do lúdico no ensino de história na E.E.P. Monsenhor Expedito da Silveira. Camocim-CE. 2018.2019.

Paulo Henrique dos Santos - Uma reflexão sobre o ensino de História: os desafios no ensino-aprendizagem de História na E.E.M.T.I Deputado Murilo Aguiar. 2016-2018. 

Rozângela Oliveira Ribeiro - A Escola CEJA João da Silva Ramos como referência na educação de surdos em Camocim-CE. 2002-2018. 

Um comentário:

  1. Fico muito feliz pelos amigos e amigas conterrâneos que estão entrando para a história do nosso município como novos historiadores, principalmente os da Zona Rural, porque também sou camponês. Agradeço ao Professor Carlos Augusto pelo convite e por ter me dado a oportunidade de participar desse momento com as alunas e alunos que concluíram seus TCCs com sucesso. Parabéns e muito sucesso a todos e também aos professores da UVA pelo trabalho realizado!

    ResponderExcluir