quinta-feira, 15 de abril de 2021

O CENTENÁRIO DO VOO PIONEIRO DE PINTO MARTINS


Capa do cordel"O Voo do nosso herói. Vitória Clemente da Costa e Vitória Caroline Delmito. Escola Fco. Ottoni Coerlho. Professor Orientador: Eudivan Teixeira.


"Euclydes Pinto Martins/ Filho de Antônio e Maria/ Nasce em quinze de abril/ Numa grande calmaria/ O nosso super-herói/ que aos céus voaria". 

129 anos atrás, nascia em Camocim, Euclydes Pinto Martins. Trinta anos depois, em 1922 ele desceria à sua terra natal como tripulante do avião Sampaio Correia II no voo pioneiro entre Nova Iorque - Rio de Janeiro. Com esta atitude, Pinto Martins inscreveu na história dois fatos: conhecer a terra onde nascera  (ainda récem-nascido sua família emigrara para o Rio Grande do Norte) e colocar Camocim no mapa da história da aviação brasileira.

A memória do feito do avidor camocinense ganhou as páginas de jornais e revistas do país. Depois da sua morte, essa memória denominou grupos, ruas, escolas, campos de pouso e aeroportos. Em 1952 o aeroporto de Fortaleza passou a denominar-se AEROPORTO PINTO MARTINS, depois, com a internacionalização, AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS. Atualmente, a empresa alemã que administra o aeroporto, num ataque à história cearense e brasileira, retirou o nome e as poucas reações não deram em nada.

Cópia da lei que denomina de Aeroporto Pinto Martins, o aeroporto do

 Cocorote, em Fortaleza-CE.

Em Camocim, foi instituído por Lei do Executivo, o 15 de abril como DIA DE PINTO MARTINS. Geralmente na semana em que ocorre a data referida, as escolas do município realizam atividades referente ao ilustre conterrâneo e ao feito aeronáutico. Nestes tempos de pandemia, não sei se foram ou se serão realizados algo semelhante. Por outro lado, já há algum tempo, a praça Pinto Martins está tomada pelos permissionários do Mercado Público que está em reformas e, até mesmo, a estátua, se encontra cercada por boxes improvisados.

Afora as disputas e negação da memória em torno de Pinto Martins no Ceará, uma outra efeméride se avizinha, que é O CENTENÁRIO DO VOO PIONEIRO NOVA IORQUE-RIO DE JANEIRO a ser celebrado no próximo ano. Pensamos que desde já, pode-se planejar uma série de eventos que marcarão a data ligada à Pinto Martins em nosso município. Já fizemos algumas gestões ao poder municipal no sentido de bem comemorarmos este marco da aviação brasileira, com sugestões de atividades oriundas do Coletivo de Historiadores de Camocim, que durante este mês serão melhor explicitadas.

Fontes: 

1. Cordel. O Voo do nosso herói. Vitória Clemente da Costa e Vitória Caroline Delmito. Escola Fco. Ottoni Coerlho. Professor Orientador: Eudivan Teixeira.

2. Fotografia: Capa do cordel O Voo do nosso herói. Vitória Clemente da Costa e Vitória Caroline Delmito. Escola Fco. Ottoni Coerlho. Professor Orientador: Eudivan Teixeira.

3. Documento: Cópia da lei que ednomina de "Aeroporto Pinto Martins", o aeroporto do Cocorote em Fortaleza. Fonte: Câmara dos Deputados. PL. 361.1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário