sábado, 23 de julho de 2022

COM QUANTOS CARROS SE FAZ UMA CAMPANHA POLÍTICA?

Relação dos carros da ARENA 1, Camocim-CE. 1972. Fonte: Arquivo Nacional.


        Atualmente o transporte de eleitores é proibido no dia da eleição. No entanto, há décadas atrás era permitido e a "frota" de carros arrebanhados pelos partidos políticos era registrada em cartório com o nome dos seus respectivos donos, tipo de carro e placas para o conhecimento do juiz eleitoral. Dizia-se até que quando o juiz tinha uma tendência política era só não liberar os carros na hora aprazada de uma determinada ala política para a mesma perder a eleição.
    ´Pelas relações dos partidos era possível saber os tipos de carros que circulavam pela cidade e o envolvimento dos seus proprietários com a politica local. 
    Jeeps, kombis, pickups, camionetas, rurais, caminhões, ônibus e até os "automóveis" corcel, variante, dentre outros, eram os carros que circulavaram em Camocim em 1972, fichados pela ARENA 1, que elegeu o prefeito João Pascoal de Melo naquela ocasião. Alguns destes carros ficaram na memória do povo camocinense, para além do uso que tiveram no "dia da eleição".
    Embora que hoje não se transporte eleitor em dia de eleição, os partidos políticos precisam, mas do que nunca de uma frota de carros para outras atividades que são permitidas pela Justiça Eleitoral. E hoje, com quantos e quais carros se faz uma campanha política?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário