sábado, 23 de setembro de 2023

XIII SETEMBRO CAMOCIM. 07. CAMOCIM E A AVIAÇÃO COMERCIAL

 

Cartaz de divulgação. Fonte: INFRAERO.



    A relação de Camocim com a aviação comercial é centenária. Com efeito, desde a passagem do aviador camocinense Pinto Martins, colocando a cidade no circuito da travessia pioneira entre Nova Iorque-Rio de Janeiro em 1922, que Camocim foi passagem de aventureiros do ar em grandes raids que marcaram as primeiras décadas do século XX.
    Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, Camocim, por sua posição geográfica estratégica, foi cotada para ser um Posto de Comando, mas perdeu para a capital Fortaleza, Contudo, destes estudos resultou numa pequena base militar americana, usada para o reabastecimento de hidroaviões, localizada no bairro dos Coqueiros com uma estrutura de pier e outras edificações que posteriormente foram melhoradas para abrigarem os voos regulares da Panam e depois Panair (quem não lembra do Chico Pané?!), que exploravam linhas aéreas com destinos nacionais e internacionais.
    Camocim também foi por muito tempo, rota de aviões do Correio Aéreo Nacional (CAN) que nas primeiras décadas do século XX era um serviço prestado pelo Governo Federal na condução das malas postais.
    Revirando o baú, pode-se encontrar anúncios das linhas e horários dos aviões publicados nos jornais locais e da capital, que passavam pelo nosso Campo de Aviação, (quem lembra do Seu João do Campo?!) hoje, Aeroporto Pinto Martins, que foi construído para atender a demanda turística, mas que até o momento não se efetivou plenamente.
    Agora, espera-se que, com a administração da INFRAERO     que em setembro deste ano assumiu a administração dos aeroportos  de Camocim, Aracati, Cruz-Jericoacoara, Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu, Campos Sales, Tauá e Quixadá, possamos ter novamente os aviões riscando o céu de Camocim, fazendo jus ao texto de divulgação da empresa que anuncia esta nova fase:   "A cada dia a gente dá mais um passo para ajudar o Brasil a impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões e realizar verdadeiramente -a integração nacional, unindo o país."



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário