Capa do livro Instituto São José. 60 anos. 2010. Fonte: https://www.facebook.com/colegioinstitutosaojose.camocim/
Em 2025 o Instituto São José em Camocim completará 75 anos de existência, desenvolvendo bons frutos em prol da educação camocinense. No entanto, quando a história de uma instituição se torna tão longeva, é necessário rendermos homenagens a quem teve a ideia inicial e contribuiu para sua concretização.
Neste sentido, quando o "Colégio das Irmãs" (como é popularmente conhecido o Instituto São José) completou 50 anos, publicou um livreto contando a trajetória do estabelecimento educacional. Dentre vários itens do livro, há um destaque para aqueles que colaboraram na construção da "obra física da Escola e o seu funcionamento".
Nesta postagem, destacamos o comerciante José Torquato, que dá nome ao Auditório do Instituto São José, De acordo com a narrativa do livro:
"Mas para tanto faltava dinheiro, que foi surgindo mediante doações vindas de pessoas amigos da comunidade, como o Sr. Murilo Rocha Aguiar e o Sr. José Torquato, este camocinense, próspero empresário na Capital cearense, que incansavelmente, enviava iates carregados de todo material necessário para a construção do atual Instituto São José e, também, uma importância mensal de cinquenta cruzeiros, para a mão-de-obra e outras necessidades surgidas neste estabelecimento. A quem, ainda hoje, somos gratas".
![]() |
A prosperidade de José Torquato pode ser comprovada pelos anúncios de sua firma comercial nos jornais de Fortaleza, duas décadas antes da construção do Instituto São José, como a que o jornal A Razão, estampava no ano de 1937, oferecendo os mais variados materiais de construção.
![]() |
Jornal A Razão, Fortaleza-CE, edição 194, p.05, 1937. |
Nos anos 1930, o jornal A Razão tinha uma linha editorial muito ligada a Igreja Católica e defensora do integralismo no Brasil e no Ceará, cobrindo aquele movimento político e ideológico de viés conservador, assim como propagandeando ideias e produtos destinados ao público filiado nas hostes da Ação Integralista Brasileira (AIB).
Isso não tem nada a ver com a filantropia de José Torquato, muito louvável para o desenvolvimento educacional de nosso município. Mas, seria José Torquato um "camisa verde", posto que outros anunciantes faziam questão de dizer isso no jornal? Tema para pesquisa posterior.
Fonte: Fotos e citação: Instituto São José. 50 anos. Construindo na Educação o Sonho Franciscano de PAZ. Sobral. Sográfica, 2000, p.26,
Fonte: Recorte do anúncio: Jornal A Razão, Fortaleza-CE, edição 194, p.05, 1937.
Nenhum comentário:
Postar um comentário