segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

O CONSELHO COMUNITÁRIO DE CAMOCIM. 1967

    

  

Estatuto do Conselho Comunitário de Camocim. 1967. Acervo do Sr. Osmundo Campos.


 Quem acompanha minimamente uma administração pública sabe da importância dos Conselhos Municipais, quando funcionam efetivamente e plenamente, na implementação e fiscalização das políticas públicas adotadas pelos governantes nas mais distintas esferas de poder. Hoje se tem conselhos específicos para a educação, saúde, cultura, assistência social, dentre outras áreas.

    No entanto, este tipo de organização social não é de hoje. Há muito tempo que existem na configuração administrativa do Estado Brasileiro, mesmo que fossem formas de participação popular de natureza informal, vinda da experiência do associativismo comunitário de bairros, finalmente previstos, depois de muita luta, na Constituição de 1988, favorecendo a formação de lideranças sociais de base comunitária, que redundou na criação dos conselhos participativos previstos em lei.

    Num olhar retrospectivo, vamos encontrar o "Conselho Comunitário de Camocim" atuando na década de 1960, formado mais como um "conselho de notáveis" da elite cidade, do que propriamente de uma feição "popular" como entendemos hoje, como  podemos ver pela composição do Conselho Comunitário de Camocim de 1967. E provável que tenha existido outros conselhos antes e depois desta data.

Composição do Conselho Comunitário de Camocim. 1967. Fonte: Estatuto do Conselho Comunitário de Camocim. 1967, p.9. Acervo do Sr. Osmundo Campos.


    Em 1967, Camocim era administrada pelo prefeito Setembrino Veras e a Câmara Municipal era dirigida pelo vereador Joaquim Pereira de Brito e  vivíamos o período ditatorial militar. Por outro lado o Conselho Comunitário de Camocim ao que tudo indica pelo documento ora apresentado, tinha uma ligação muito forte com o Serviço Social da Indústria - SESI, que era um braço do governo (Sistema S)  que atuava nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência social, desde o ano de 1946, funcionando também como órgão de controle a partir de 1964.

    De todo modo, o SESI atuou em muitas localidades, como Camocim,  estimulando a criação de Conselhos Comunitários, Conselhos de Bairro ou Associações Comunitárias, cujos objetivos principais eram: identificar necessidades locais; mobilizar moradores em torno de projetos sociais; facilitar o diálogo entre comunidade, empresas e poder público.

    Como temos apenas o Estatuto do Conselho Comunitário de Camocim, não temos como saber o nível de politização deste grupo e quais os projetos que desenvolveu ou ajudou a administração pública a desenvolver. Contudo, é uma fonte que mostra como Camocim participou deste momento associativo.


Fonte: Estatuto do Conselho Comunitário de Camocim. 1967. Colaboração do SESI. Acervo do Sr. Osmundo Campos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE CAMOCIM. DEZEMBRO

  O último mês do ano é recheado de datas comemorativas que enfatizam o campo religioso, educacional, político e social do nosso município, senão vejamos:

Placa sobre Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães. Matriz de Camocim. Imagem: arquivo do CPH.


Dezembro de 1960. Iniciada a construção do prédio do antigo Colégio Estadual Padre Anchieta, concluída em dezembro de 1961, em terreno doado pelo Patrimônio da Paróquia de Camocim, no local onde hoje funciona o CEJA João da Silva Ramos.

 

02 de dezembro de 2025 – Visita do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT) ao município de Camocim. Inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Civil Artidonio Dantas e Areninha Arcelino de Oliveira (Bairro Olinda).

 

03 de dezembro de 1979 - Sanção da Lei Municipal Nº 370 de 3 de dezembro de 1979 pelo Prefeito Municipal de Camocim, Edílson Veras Coelho, que autoriza o Poder Executivo a doar um imóvel situado no lugar “OLHO DÁGUA”, com atual denominação de “Planalto Barreiras” a Associação Atlética Banco do Brasil.

 

06 de dezembro de 2018 – Morre, aos 99 anos de idade, em Fortaleza, o industrial camocinense, José Dias Macêdo.

 

13 de dezembro de 1963 – Data da encampação do Ginásio Padre Anchieta pelo Governo do Estado, passando a chamar-se Ginásio Estadual Padre Anchieta (Lei Nº 6.888 de 13/12/1963, publicada no Diário Oficial de 23/12/1963). Governador: Virgílio Távora. Até esta data foi mantido pela Sociedade Educadora Camocinense.

 

14 de dezembro de 1982 – Morreu o Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes.

 

18 de dezembro de 2018. Inauguração do Memorial do Legislativo Camocinense, vereador Kleber Pessoa Navarro Veras.

 

"Santinho" do Sr. Nilo Cordeiro de Oliveira. Arquivo da Família Rufino.

19 de dezembro de 2012 -  Falece em Camocim, o Sr. Nilo Cordeiro de Oliveira, 86 anos, mecânico e militante histórico do Partido Comunista.

 

30 de dezembro de 1917 - Benção da imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro de Camocim, pelo Bispo da Diocese de Sobral D. José Tupinambá da Frota. A imagem foi doada pelo Sr. José Adonias.

 

31 de dezembro de 1929 - Renúncia ao cargo de Pároco de Camocim do Pe. José Augusto da Silva.

 

31 de dezembro de 1929 - Data da doação do sino da Igreja Matriz por José Severiano Morel.