quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ABECEDARIUS CAMOCINENSIS

Este foi um nome que dei para um projeto meio ambicioso que venho fazendo aos pouquinhos sobre nossa cidade, nosso povo e cultura. No começo pretendia ser uma grande enciclopédia, ideia logo deixada de lado, por motivações óbvias. Aliás, o leitor, digo, o internauta, verá logo logo que ideias é o que não nos falta. E sonhos também. Depois, procurei nos textos da minha dissertação de mestrado e tese de doutorado (que logo estarão disponíeis no blog) a base para fazer um índice remissivo e então mudei o foco para um simples "abecedário", à modo de um dicionário, onde ao sabor das lembranças, vamos colocando os verbetes. Nesse sentido, espero a colaboração de todos para irmos construindo nossa "grande" enciclopédia. Tá combinado? Portanto, comecemos pela letra "A" e, como não seu besta, me permitam um "nepotisminho" de nada. Trata-se de dados biográficos do meu saudoso pai:





AUGUSTO DENTISTA (AUGUSTO PEREIRA DOS SANTOS).
Filho de Luís Miguel Pereira e Francisca Pereira dos Santos.Nasceu no município de Luís Correia – PI , na localidade de Baixa dos Caripinas, em 28/02/1944,
mas naturalizou-se em Camocim-CE, para onde se mudou em 1967, embora desde o início dos anos 1960, já exercesse o ofício de "tirar e botar dentes", no interior de Camocim. Exerceu ainda as profissões de agricultor, salineiro e portuário, contudo, a profissão que lhe projetou na comunidade camocinense foi a de protético, da qual ganhou a alcunha de "Augusto Dentista". Em 1992 entrou na política como vereador, exercendo a partir daí, três mandatos consecutivos pelo PSDB e PPS, até o ano de 2004. Na Câmara Municipal de Camocim foi Vice-Presidente de 1995-1996. Faleceu em 11/05/2006. Casado com Maria Pereira dos Santos, deixou esposa, oito filhos e seis netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário