sexta-feira, 30 de março de 2012

O PETROLEO EM CAMOCIM


Detalhe de vista aérea da costa camocinense. Foto: Camocimonline.
Voltou há algumas semanas atrás na mídia, a questão da exploração do petróleo na costa cearense. Efetivamente, nos anos 1980, Camocim foi alvo de pesquisa e o erário municipal embolsou alguns royalties na época. No entanto, nossa relação com o chamado "ouro negro", é muito mais antiga do que pensamos. Vai desde a inicativa de Pinto Martins, quando completa o voo New York-Rio de Janeiro. Nosso intrépido aviador ao morar nos Estados Unidos deve ter tido conhecimento da potencialidade da exploração do petróleo no Brasil. Tanto é, que comprou alguns estudos da viúva de um estudioso estrangeiro que morrera misteriosamente em Alagoas. Sintomaticamente, após o suposto suicídio e morte de Pinto Martins, os estudos desapareceram misteriosamente de seu apartamento no Rio. O escritor Monteiro Lobato (ele próprio, um estudioso e incentivador da exploração do petróleo no Brasil) eleva Pinto Martins à categoria de "mártir" na defesa do petróleo no Brasil. Tempos depois, na famosa campanha "O Petróleo é nosso", que levou os estudantes de todo o Brasil para as ruas, em Camocim, tivemos algumas manifestações a favor da mesma, como palestras na Sociedade Beneficente Ferroviária proferidas pelo nosso saudoso Artur Queirós, assim como uma proposição do vereador comunista Pedro Teixeira de Oliveira (Pedro Rufino) em criar na Câmara Municipal de Camocim uma "Comissão de Defesa de Petróleo".

Fonte: Câmara Municipal de Camocim. Livro de Atas. 16 de junho de 1948.

4 comentários:

  1. Os comunistas sempre à frente das causas nobres do povo brasileiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda. Comunista é o fim de qualquer nação! Só olhar pra Venezuela , Cuba, Coreia do Norte. A miséria e o controle total dos governos comunistas sobre o povo os deixando na total miséria. Estude mais e verás a maldição que é o socialismo e comunismo. Cruação msligna q aniquila a cultura, a fé, o cristisnismo e a liberdade.

      Excluir
  2. Prezado BLOG , chegou ontem a CAMOCIM, um velho morador da cidade que há muito tempo saiu daí para viver no Recife por força das circunstâncias,e que hoje volta para matar a saudade e rever os velhos amigos. O nome dele é MANOEL IBIAPINA LEITÃO, ele é um verdadeiro PATRIMÔNIO VIVO DA MEMÒRIA de CAMOCIM. Conhece Causos e Estórias que não tem registro em nenhum livro de História de Camocim È a Nova História da École des Annales, "a história vista de baixo",em outras palavras, que leva em conta as opiniôes das pessoas comuns, suas experências e sua compreensões do mundo social. Pois é , se quiser enriquecer seu Blog com Relatos interessantes sobre Episódios e Personagens Populares que viveram em Camocim na primeira metade do século passado, procure entrar em contato com o Mestre Manoel Ibiapina( está hospedado num Hotel bem no centro de Camocim, vizinho a um Restaurante, este hotel pertence a um primo seu, que é Tabelião de uma cidadezinha das redondezas de Camocim. Aproveite !!! Garanto que não se arrependerá !!!
    Forte Abraço
    Antonio Carlos - 81 99451766 -TIM

    ResponderExcluir