quinta-feira, 12 de abril de 2012

AS COMEMORAÇÕES DOS COMUNISTAS EM CAMOCIM

"No último dia 23 de março fui convidado para falar na Sessão Solene da Câmara Municipal de Camocim em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista no Brasil. Atendendo ao convite do atual Presidente do PC do B em Camocim, Francisco Wilson de Oliveira fui até lá participar desse momento festivo. O auditório estava cheio de militantes, simpatizantes e presidentes de outros partidos, além dos vereadores Jarbas Ferreira, Kléber Trévia (proponente da sessão) e Emanoel Vieira (que presidiu os trabalhos). Em nossa fala evidenciamos a coragem dos primeiros comunistas como Chico Theodoro, Pedro Rufino, Sotero Lopes, Raimundo Vermelho, João Ricardo, dentre outros, assim como a atuação de Pedro Rufino como vereador entre 1948-51. 
Nesses momentos também aprendemos. Depois de encerrada a nossa fala, chegou-me um bilhete da  professora Liduína Maciel, que até então, desconhecia suas ligações familiares com a família de Francisco Theodoro Rodrigues (Chico Teodoro), o qual reproduzo abaixo: 
"As sequelas das atrocidades feitas ao Chico Teodoro estendeu-se à sua família. Casado com minha tia Raquel que ficou louca teve 4 filhos: José, Expedito, Socorro e Lenizia. José suicidou-se, Expedito também (...), Socorro sofre de síndrome do pânico e a única fila sã é Lenízia". Liduína Maciel.

Prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos - UVA
Como podemos perceber, são feridas que ainda não se cicatrizaram e são testemunhas de um período negro da História do Brasil. Em nossa pesquisa, chegamos a entrevistar a Sra. Lenízia em Fortaleza. FA Sessão Solene foi um momento gratificante, visto que enquanto se comemora 90 anos da fundação do partido comunista no Brasil, em Camocim essa história completou 84 anos.

Foto: Assis Araujo

Um comentário:

  1. Prof. Carlos Augusto, a história do Partido Comunista confunde-se com a do povo brasileiro, sua contribuição através do seu trabalho de pesquisa que resultou em livro é de suma importância para manter esta história viva.
    É lamentável que os torturadores e assassinos algozes dos comunistas brasileiros até hoje não tenham siso punidos. Observa-se que as sequelas deixadas pelas covardes torturas, estendiam-se até mesmo aos familiares dos que lutaram por liberdade, democracia e por uma pátria socialista.

    ResponderExcluir