sábado, 21 de abril de 2012

A EDUCAÇÃO EM CAMOCIM - ESCOLA DOMÉSTICA JOANA D'ARC

Antiga Agência do SESI em Camocim. Foto: Camocim Online.
A educação para mulheres em todo mundo foi uma conquista gradual. No Brasil e em Camocim não poderia ser diferente. Até pouco tempo atrás, um dos requisitos par uma mulher ser uma boa esposa e, portanto estar apta para contrair casamento era a mesma ser "prendada". Ter prendas domésticas seria saber coser, cozinhar, bordar, dentre outros ofícios relativos ao comando de uma casa. Desta forma, nos anos 1950 funcionou em Camocim uma destas escolas, comandada por senhoras da sociedade local, conforme sugere o registro abaixo:

Nº de ordem: 04
Mês: Maio
Dia: 12
ASSOCIAÇÃO: SOCIEDADE SENHORAS DA BOA VONTADE - Finalidade principal - Direção e manutenção da Escola Doméstica JOANA D'ARC.
OBJETIVO: Gratuitamente educar a juventude feminina de Camocim, ministrando-lhes sólida formação moral e intelectual, instruindo-a no aprendizado de trabalhos domésticos, capacitando-a ao perfeito desempenho de seus futuros deveres, quer no lar, quer na sociedade.

Até os anos 1990 tínhamos uma escola deste tipo representada nos cursos promovidos pela extinta Agência do SESI em Camocim.

Fonte: Cartório André - Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário