quinta-feira, 26 de abril de 2012

ASSOCIATIVISMO RURAL EM CAMOCIM - PARTE II

Brasão de Camocim. Fonte: citybrazil.com.br
Ano passado postei um texto sobre o associativismo rural em Camocim, mais especificamente sobre a Sociedade dos Pequenos Agricultores do Município de Camocim, origem do atual Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim, mostrando os vários objetivos da agremiação fundada em 28 de abril de 1953, que tinha em sua Diretoria nomes de comunistas como Francisco das Chagas Teixeira e Joaquim Rocha Veras (Quinca Veras). No entanto, dois anos antes, em 08 de agosto de 1951, uma outra associação já estava registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas a Associação Rural de Camocim, cujos objetivos eram: Agremiar as pessoas que exercem suas atividades na lavoura, pecuária e industrias rurais. Daí, ser perceptível tratar-se de uma associação de patrões, bastando ver a composição da diretoria;
Diretoria : 
Presidente: Fernando Cela
Vice: Setembrino Veras.
Secretário: Joaquim Rocha Veras
2º Secretário: José Maria Viana
Conselho Fiscal: Murilo Aguiar, Eduardo Normandia Albuquerque e José Trévia. Suplentes: Hélio Veras Ribeiro, Francisco Assis Fontenele e Manoel Brisamor Aguiar Ximenes.

Note-se que o Sr. Joaquim Rocha Veras (Quinca Veras) estava nas duas diretorias, mostrando a complexidade das relações humanas. Por outro lado, pode ser que esta associação tenha sido o embrião do Sindicato Patronal Rural em Camocim que durante muito tempo foi comandado pela família Veras Coelho.

Fonte: Cartório André. 2º Ofício. Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário