terça-feira, 25 de outubro de 2016

PCdoB DE CAMOCIM FEZ BONITO NAS ELEIÇÕES DE 2016

Após as eleições de 2016, o leitor Francisco Rocha Pereira fez uma análise do desempenho do PCdoB em Camocim para a Câmara Municipal, recuperando historicamente a atuação do partido em nosso município.


by Francisco Rocha Pereira
Historiador e militante do PCdoB

Pedro Teixeira de Oliveira (Pedro Rufino). Fundador do PCB em Camocim 
e Vereador na Legislatura de 1948-1950. Fonte: acervo do blog.
Haroldo Carvalho de Oliveira. 
Candidato a Prefeito de Camocim pelo PCB em 1988. 
Fonte: Livro "A Casa do Povo".
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mais uma vez faz história em Camocim. Não é à toa que ainda na primeira metade do século XX, Camocim recebeu a alcunha de “Cidade Vermelha” devido a importância que esse partido teve, principalmente no meio sindical e trabalhista, desde as primeiras décadas do mesmo, muito bem retratada no livro “CIDADE VERMELHA: A militância comunista nos espaços do trabalho. Camocim – CE (1927-1950)”, do historiador Carlos Augusto Pereira dos Santos. Ainda do mesmo autor, antes que eu me esqueça, já que quero falar de eleição, nota-se a força dos comunistas ao conquistarem uma vaga na Câmara Municipal de Camocim na Legislatura de 1948-1950, detalhado no livro “A CASA DO POVO: História do Legislativo camocinense”, mesmo que para isso tenha sido necessário se abrigar em outro partido, devido a cassação do registro do PCB (Partido Comunista Brasileiro), que era vítima da perseguição e repressão aos comunistas no governo do Presidente Dutra.Trata-se do então vereador Pedro Teixeira de Oliveira (Pedro Rufino), um dos mais destacados edis daquela legislatura. De lá para cá, hora com mais, hora com menos filiados, esse partido que sempre foi guerreiro na defesa da classe trabalhadora e do socialismo, sempre vinha concorrendo ao legislativo, mas sem êxito. Somente no pleito de 2012, após 65 anos da eleição de Pedro Rufino, o agora PCdoB, volta a ter sucesso obtendo 2.739 votos e conseguindo eleger o segundo vereador na história municipal do partido para atuar na Casa do Povo, o Sr. Edivanilson Oliveira de Sousa (Oliveira da Pesqueira). Não sei se é coincidência, mas na referida eleição observa-se dois fatos inusitados: o total de anos que separa as duas eleições é igual a sigla do partido (65); o outro é que embora não tivesse tradição na política, Oliveira, além da sorte de entrar logo na primeira tentativa, deve se orgulhar também, de ter sangue de Pedro Rufino em suas veias, pois é filho de uma sobrinha do mesmo.
Edivanilson  Oliveira de Sousa(Oliveira da Pesqueira). 
Vereador do PCdo B, reeleito para a legislatura 2017-2020. 
Fonte; politicaemevidencia.com.br
Antes de ir para um segundo ponto, gostaria de destacar a forma corajosa e peculiar do PCdoB caminhar independente de quem esteja no poder. Seus encontros e conferências são uma boa aula de história e tem como ponto forte a conscientização política e a primazia do bem comum.
É sabido que na cidade de Camocim há dois grupos fortes que, juntos, são detentores de quase a totalidade do eleitorado, não sobrando muito espaço para uma terceira via; quando surge. Essa condição faz com que o partido às vezes apoie um grupo nas eleições para prefeito, às vezes, o outro. Entretanto já teve a ousadia de concorrer ao executivo em 1988 com o nome do saudoso Haroldo Rufino, neto de Pedro, como terceira opção, e em 2008 concorreu a Vice-Prefeitura com o radialista Assis Araújo na chapa encabeçada por Mônica Aguiar, quando ficaram em segundo lugar. Desde então os comunistas vem apostando no projeto político do grupo liderado pelo Deputado Sérgio Aguiar. De 2012 para cá, o partido não só contribuiu para a eleição e reeleição da Prefeita Mônica, como também teve um significativo crescimento nesse período, conseguindo mais um feito inédito nessas eleições de 2016, que apresentaremos a seguir, de acordo com alguns dados fornecidos pelo Diretório Municipal: De 2.739 votos em 2012, pulou para 4.049 em 2016, mais 103 votos de legenda; No geral a Coligação ficou em 3º lugar, já o partido ficou em 2º lugar, ficando atrás somente do PDT da Prefeita reeleita, superando até mesmo o próprio PMDB da candidata derrotada que, embora tenha sido bem votado, não fez um vereador sequer pela legenda de seu partido. 
James do Peixe. Vereador eleito pelo PCdo B para a 
legislatura 2017-2020. Fonte:gazetadopovo.com.br 
Enquanto isso o PCdoB fez dois, reelegendo Oliveira com votação dobrada, elegendo James do Peixe que a exemplo do primeiro tem o mesmo ramo de vida, (vendedor de peixe), e também entrou na primeira tentativa, e ainda conseguiu mais um vereador pela coligação PCdoB/DEM, que foi o Zezinho da Rádio (DEM). Esta superação e crescimento são resultado do empenho dos camaradas, sendo motivo de orgulho para todos os que fazem parte do Diretório Municipal, dos candidatos eleitos e não eleitos e também dos simpatizantes. Antes de finalizar, quero chamar atenção para um pequeno contraponto: A ênfase à evolução do partido não significa dizer que não haja divergências entre os que o compõem. Afinal, elas fazem parte dos desafios enfrentados e superados.Há quem diga que o partido não é mais o mesmo, mas há de se ver também que algumas mudanças estratégicas às vezes são necessárias para se alcançar um objetivo. E desta vez, o objetivo de colocar dois vereadores para fortalecer as ações dos comunistas no Parlamento Municipal foi alcançado. Esperamos que estes, eleitos pelo PCdoB, exercendo o verdadeiro papel de vereador, façam jus aos votos de confiança que lhes foram dados, e que através de suas vozes os ideais socialistas e a classe trabalhadora sejam mais difundidos e melhor defendidos na Casa do Povo...
Viva o Partido Comunista do Brasil!
Avante camaradas!



2 comentários:

  1. Olá meu caro Carlos Augusto. Muito agradecido pelo espaço neste blog tão importante, que valoriza a história de Camocim e facilita o trabalho dos professores, pesquisadores e estudantes de nossa história local. Agradeço também pela organização das fotos que ficaram show! Abraço e até qualquer dia.

    ResponderExcluir