sexta-feira, 29 de setembro de 2017

VII SETEMBRO CAMOCIM. XIV. HISTÓRIAS E LIVROS

A CAMOCIM e seus 138 anos de emancipação política.
Capa do Livro "Sobre Camocim...". 2013. 

Pensando em escrever um texto sobre nosso município não encontrei inicialmente palavras, diante de tantos que foram escritos com rara beleza, especialmente, os de Avelar SantosJosé Arilson e João Batista do Nascimento. O que me restou foi discorrer sobre CAMOCIM e HISTÓRIA, minhas eternas paixões. Aí comecei a matutar o que já fiz em nome dessas paixões que se resumem aos livros que escrevi e a um pouco mais de uma dezena de artigos em livros compartilhados. Como não tenho recursos suficientes para bancar uma publicação sozinho, quase sempre procuro o poder público, independente dos gestores, no sentido de dotar o município de uma historiografia local e os livros são distribuídos gratuitamente: Daí que:

1. Em 2005, organizei "Lugares do passado, lembranças do presente - História e memória no jornal O Literário" (2005), com textos dos amigos, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Camocim.
2. Em 2008 publiquei "A Casa do Povo - História do Legislativo Camocinense", trabalho patrocinado pela Câmara Municipal de Camocim, Presidente Jarbas Ferreira.
3. Em 2011 a Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou a nossa Dissertação de Mestrado, intitulada, "Cidade Vermelha: a militância comunista em Camocim-CE. 1927-1950". Da parte que coube ao autor foi autorizado a venda dos exemplares.
4. Em 2013, juntamente com os professores Carlos Manuel Nascimento e Francisco Rocha Pereira publicamos o livro "Sobre Camocim: política, trabalho e cotidiano". A Prefeitura de Camocim entrou com a metade do orçamento. Os autores venderam a parte que lhes couberam.
5. Em 2014, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará publicou a nossa Tese de Doutorado. "Entre o Porto e a Estação: Cotidiano e cultura dos trabalhadores urbanos de Camocim-CE. 1920-1970. Todos os livros foram distribuídos gratuitamente.
6. Amanhã, 30 de setembro de 2017 será lançado "A Nostalgia dos Apitos", livro paradidático a ser distribuído nas escolas do município, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Camocim. 
7. Em outubro de 2017, deverá ser lançado o LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, "HISTORIANDO CAMOCIM" em co-autoria com a Profa. Maria Freitas. O livro será adotado na rede pública a atenderá 2000 alunos do Ensino Fundamental II. A elaboração da referida obra foi objeto de licitação em 2014 e realizada no mesmo ano, contando para sua feitura uma equipe de produção composta por: historiador, transpositor didático, diagramador, fotógrafo e revisor.
Essa é a minha fortuna! Parabéns Camocim em seus 128 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário