domingo, 22 de outubro de 2017

CAMOCIM NOS LIVROS. IX. A NOSTALGIA DOS APITOS.

Capa do livro "A Nostalgia dos Apitos". Camocim-CE. 2017. Fonte: arquivo do blog.




Aconteceu no último dia 14 de outubro de 2017, o lançamento do nosso mais recente livro "A nostalgia dos apitos. A Estrada de Ferro de Sobral. Quarenta anos depois do último trem de Camocim. (1977-2017)"Na oportunidade, por ocasião do encerramento do XIX Salão de Artes de Camocim, estivemos apresentando a obra e autografando exemplares gratuitamente para o público presente. A publicação foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Camocim e será distribuída nas bibliotecas da região noroeste do Ceará e nas escolas de Camocim, que servirá como livro paradidático.

O livro trata sobre as memórias e as histórias que ficaram do nosso passado ferroviário que em 2017 completou quarenta anos de saudades. Neste sentido buscamos captar em documentos, iconografia, teses acadêmicas, crônicas e poemas de outros autores, memorialistas e historiadores, esta nostalgia dos apitos – de trens e de navios, que demarcava uma “paisagem sonora” da cidade de Camocim. Por outro lado, são transpostos para o livro, uma série de postagens sobre a Estrada de Ferro de Sobral levadas ao ar através do blog Camocim Pote de Histórias. O livro está dividido em cinco capítulos a saber:
1.A Nostalgia dos Apitos: Paisagem Sonora de Camocim-CE. 2.Entre o Porto e a Estação: A nostalgia dos apitos. 3.A Estrada de Ferro de Sobral – textos e documentos. 4.A Estrada de Ferro de Sobral no blog “Camocim Pote de Histórias”. 5.A Ferrovia em forma de poesia.

Um comentário:

  1. Como faço para adquirir este maravilhoso trabalho, que conta a história das nossas ferrovias na região nordeste do Brasil, algo que me encanta muito.

    ResponderExcluir