sábado, 28 de outubro de 2017

CAMOCIM NOS LIVROS. X. A CIÊNCIA A CAMINHO DA ROÇA.


Barragem Lima Brandão. Rio Camocim (CE). 1912. Fonte: A ciência a caminho da roça. p.55.

Na primeira década do século XX, com o advento da República, várias expedições científicas foram realizadas no interior do Brasil, no sentido de conhecer melhor o território, o povo, a cultura. Logo entre setembro de 1905 e fevereiro de 1906, o sanitarista Oswaldo Cruz, empreendeu uma viagem de inspeção aos portos do Brasil (24, ao todo), para mapear as condições de higiene e saneamento dos mesmos, visando combater o cólera e a peste. Foram 68 dias de viagem. Em cada porto, a comissão de estudos fazia um relatório e Oswaldo Cruz, geralmente escrevia uma carta à sua esposa sobre o lugar em que estava, falando de fatos e pessoas com quem esteve. Camocim, foi um dos portos visitados. Se ele escreveu uma carta de Camocim para sua esposa Emília Fonseca Cruz, ainda não sabemos, mas, as cartas (16 no total) estão no acervo da Fundação Oswaldo Cruz e um dia penso em consultá-las. Quanto aos relatórios, os mesmos ainda não foram encontrados e/ou disponibilizados.
Sete anos depois, em 1912, outra expedição, Camocim é visitada por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz. Vejamos o que se diz no livro "A ciência a caminho da roça":


Mapeando o sertão

Enquanto Adolpho Lutz e Astrogildo Machado singravam o São Francisco e seus afluentes, João Pedro de Albuquerque e José Gomes de Faria atravessavam os Estados do Ceará e Piauí, de março a julho de 1912. Esta expedição percorreu um longo trajeto, que incluía Fortaleza, Quixadá, Prudente de Morais (Muxuré), Quixeramobim, Baturité, Acarape e Redenção. Retornando a Fortaleza, seguia para Tutóia, Parnaíba, Teresina, Amarante, Floriano, Serra do Ibiapaba, São Benedito, Ibiapina, Jacará, Tianguá, Guatiguaba, Viçosa, Granja, Sobral, Serra de Meruóca, Ipu, Ipueiras, Pinheiro,descendo, por fim, pela estrada de ferro de Sobral até Camocim. (p.56).

No referido livro, além da referência à Camocim, da passagem da comissão pela cidade, ficou registrado uma imagem (foto acima) da Barragem Lima Brandão, na cidade de Granja, legendada como localizada no Rio Camocim, como era oficializado na época, hoje. Rio Coreaú.

Fontes:
 A ciência a caminho da roçaimagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913
[online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1992. O microscópio em busca da nação. pp. 51-109.

A bordo do República: diário pessoal da expedição de Oswaldo Cruz aos portos marítimos e fluviais do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário