quinta-feira, 30 de maio de 2019

CAMOCIM E A TEORIA DA RELATIVIDADE I

Eclipse solar em Sobral. 1919. Fonte: Revista Galileu.

Encerrou-se ontem as comemorações do primeiro centenário do eclipse solar em Sobral, onde foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Nesta semana, Sobral foi o centro mundial das atenções referente ao episódio que transformou o pensamento científico moderno. Seminários, inaugurações, comemorações, lançamentos de livros, palestras, performances, reportagens nas diversas mídias, dentre outras atividades correlatas, animaram a cidade.
Mas, como Camocim entra nesta história? Para chegar em Sobral em 1919, os cientistas ingleses desembarcaram do vapor Fortaleza em nosso porto em 29 de abril daquele ano, exatamente um mês antes da verificação do eclipse em céus sobralenses. Aqui tiveram que pernoitar para no dia seguinte tomarem um trem rumo a Sobral. No breve tempo que aqui passaram, os cientistas ingleses se reuniram com autoridades locais e trocaram algumas informações com pesquisadores que acompanhavam a Comissão Britânica.
No romance histórico da renomada escritora Ana Miranda sobre o evento, "O Peso da Luz. Einstein no Ceará" (Armazém da Cultura, 2013) essa evidência se baseia em dados colhidos de várias fontes impressas: 

"Ouvimos o apito do trem. Pagamos a hospedagem, embora a modesta família não quisesse nada receber, o povo de Camocim era tão acolhedor que saiu de suas casas e foi dormir em palhoças, para abrigar os viajantes em suas próprias camas e redes. Corremos para a gare. Já lá estavam os membros da comissão, e logo chegaram os cientistas ingleses com ar de estremunhados pelo sono. Olhavam para o alto, preocupados com o céu fechado, e ao mesmo tempo com o embarque dos equipamentos, que pertenciam aos observatórios de Greenwich e de Oxford, e à Academia Real da Irlanda, cujos nomes estavam impressos nos caixotes de muitas setas indicando o lado que devia ficar para cima". (p.98-99).

Resta dizer ainda, que tais equipamentos  foram transportados com dispensa de taxa de embarque na Estrada de Ferro de Sobral concedida pelo Governo Federal.
Na próxima postagem falaremos mais sobre o tema. 

Um comentário:

  1. excelente trabalho, pena que historia não de tantos clicks quanto fofoca politica.

    ResponderExcluir