quinta-feira, 14 de maio de 2020

O CASAMENTO DE MURILO AGUIAR E MARIA STELA ROCHA

Fonte: Livro "Murilo Rocha Aguiar. Amor à política por toda a vida. 1914-2014".

Em 2014 foi lançado um livro comemorativo do primeiro centenário de Murilo Rocha Aguiar (1914-1985) intitulado "Murilo Rocha Aguiar. Amor à política por toda a vida. 1914-2014", onde é recriado à moda de biografia, a vida do líder político que, enquanto viveu, se associou e representou o município de Camocim na política cearense.
É um relato interessante, embora que após a leitura do livro, fique-se a sensação de que o mesmo foi feito apenas para o público familiar, no sentido de marcar o centenário de seu nascimento. A figura do homem e do político Murilo Aguiar ao nosso ver, está ainda a merecer uma biografia mais abrangente. 
Coincidentemente, hoje, 14 de maio foi o dia do seu casamento, no distante ano de 1937, quando Murilo Aguiar tinha apenas 23 anos incompletos, desposou Maria Stela Rocha, filha do Deputado Estadual Antonio de Carvalho Rocha (Tonico Rocha).O referido livro resume o casamento dos jovens nubentes desta forma: 

"A cerimônia religiosa aconteceu na residência da noiva, celebrada pelo vigário da paróquia, padre Manuel Henrique de Araújo. O casamento civil foi realizado pelo Juiz de Direito da Comarca de Camocim, Renato Silva, tendo como testemunhas os parentes próximos" (p.35).

Este enunciado pode parecer que o "enlace matrimonial" dos dois jovens pertencentes à importantes famílias da política local, ele, neto de ex-prefeito da cidade,ela, filha de um deputado estadual, tenha sido um evento somente para os mais íntimos. No entanto, com um pouco mais de pesquisa, poder-se-ia ter revelado a repercussão nos jornais da capital, como noticia A Razão, quatro dias após à realização do casamento:

ENLACE AGUIAR—ROCHA. Realisou-se no dia 14 do corrente, em Camocim, com o comparecimento do que a sociedade camociense tem de mais seleto, o enlace matrimonial do snr. Murilo Aguiar, alto comerciante local, com a Senhorinha Maria Stela Rocha, dileta filha do Deputado Antonio de Carvalho Rocha. Por esse motivo, foi servido em casa dos pais da nubente, um lauto almoço, depois do qual, o feliz casal tomou o avião para Fortaleza de onde se transportará ao Balneario Hotel, em Pirapora, com a idéa de ali gosar a sua Lua de Mel. Os nubentes pertencem à duas tradicionais famílias desta zona, são pessôas altamente relacionadas e gosam da maior estima em nosso meio.

Murilo Aguiar faleceu em 28 de fevereiro de 1985, depois de uma disputa de eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do  Estado do Ceará, dois anos antes de completar Bodas de Ouro de casamento.


Fonte: No Lar e na Sociedade. Jornal "A Razão". Fortaleza-CE, Ano I, 18 de maio de 1937, nº 290, p. 02.
Fonte: Livro "Murilo Rocha Aguiar. Amor à política por toda a vida. 1914-2014".

Nenhum comentário:

Postar um comentário