quinta-feira, 23 de setembro de 2021

ESCRITORES CAMOCINENSES. CARLOS CAVALCANTI. (XI SETEMBRO CAMOCIM. 2011. N.08)

 


Capa do livro "Como entender a pintura moderna", de Carlos Cavalcanti, Civilização Brasileira, 1966.



Mais uma vez, devemos ao amigo Francisco Olivar (Vavá) a revelação de mais um escritor camocinense desconhecido em nossa terra, mas, de inserção nacional quando o assunto se trata de ARTE.
Trata-se de Carlos Felinto Cavalcanti, nascido em nossa cidade no ano de 1909. Carlos Cavalcanti, como ficou mais conhecido foi jornalista, professor, conferencista, crítico e historiador da arte, conservador do Museu de Arte do Ministério da Educação e Cultura, membro do Conselho Técnico de Artes Plásticas do Museu da Imagem e do Som, e da Associação Internacional de Críticos de Arte, além de Coordenador do Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas, publicado pelo Instituto Nacional do Livro. 
Como escritor publicou: Ensaios Sobre Arte (Pongetti, Rio de Janeiro, 1955), Os Mistérios da Pintura Moderna (Universidade de Cultura Popular, Rio de Janeiro, 1963), História das Artes. 2 volumes. (1963), Arte e Sociedade (MEC, 1966), Como entender a arte moderna (Civilização Brasileira, 1966), dentre outros.

Na área do magistério, Carlos Cavalcanti foi professor do  primeiro Curso Superior de História da Arte no Brasil, oferecido pelo Instituto Brasileiro da Arte., do qual foi fundador e 1º Vice - Presidente.

Infelizmente não encontramos uma foto dele para ilustrar esta postagem, mas fica o registro da capa de um dos seus livros.


Fonte: 

AMARO, Danielle. O lugar da História da Arte no Brasil: breve revisão da instituição da história da arte no Brasil a partir dos cursos de graduação. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas / Volumen 9 - Número 1 Enero - Junio de 2014 / ISSN 1794-6670/ Bogotá, D.C., Colombia / pp. 69-93.

Revista Instituto do Ceará-2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário