sábado, 18 de setembro de 2021

O PADRE PREFEITO DE CAMOCIM. (XI SETEMBRO CAMOCIM. 2021. Nº5).

 

Monsenhor José Augusto da Silva (1883-?) Fonte: Arquivo do CPH.


O padre José Augusto da Silva nasceu em Baturité em 1883. Ordenou-se padre em 1902 e foi provisionado  como vigário de Camocim em janeiro de 1906.
Com sua característica empreendedora, tratou logo de dar a Camocim um templo católico à altura da cidade. Neste sentido, retomou as obras da Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes, finalmente terminadas em dezembro de 1917, "em cujas obras despendeu mais de sessenta contos de réis", em esmolas arrecadadas no próprio município. Além da nossa matriz, o padre José Augusto construiu a capela de Nossa Senhora dos Navegantes na então "povoação de Barroquinha e melhorou consideravelmente a capella de S, Antonio da povoação do Gurihú".
Em 1919, foi nomeado prefeito de Camocim pelo então governador do Ceará, Dr,. João Thomé de Saboya e Silva, que anteriormente havia sido Engenheiro Chefe da Estrada der Ferro de Sobral, morador de Camocim.
Na notícia de posse do reverendo como prefeito da cidade, em 22 de abril de 1919, salta aos olhos o tamanho da "máquina" administrativa do município naquela época, assim como o tempo dispendido para geri-lo:
Prefeitura Municipal de Camocim

"[...] O novo prefeito ao assumir o governo municipal chamou para ser seu secretario o sr. Raymundo Mendes de Souza, que compromissado no mesmo dia começou a exercer as funções.
Foi ainda pelo novo Prefeito nomeado procurador o sr. João Bemvindo de Maria Costa, 1º fiscal o sr. Francisco de Assis Costa; 2º fiscal sr. Aprígio do Prado e zelador do matadouro publico sr. Francisco Freire.
[...] O respeitavel sr. Prefeito Municipal determinou o expediente seguinte: para a Prefeitura de 11 as 15 horas e para o expediente  de S. Revma. de 13 as 14 horas em dias uteis.
É geralmente comentado que o nosso distincto governador municipal tem ideia de tratar da illuminação publica, e logo que as finanças permitam da construcção de um mercado, pois, o actual é um pardieiro em franca ruina e em estado anti-hygienico.
Applaudimos os louvaveis projectos do operoso Sr. Prefeito Municipal e confiamos que os mesmos sejam brevemente uma realidade".

FONTES:

MARTINS, Pe. Vicente. Notas Biographicas do Clero Sobralense. Revista do Instituto do Ceará. 1920.

Jornal Folha do Littoral. Camocim-CE, Anno II, nº 46, quinta-feira, 01 de maio de 1919, p.01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário