sexta-feira, 25 de março de 2022

94 ANOS EM 100. A LONGEVIDADE DO PARTIDO COMUNISTA EM CAMOCIM-CE

Francisco Theodoro Rodrigues, "Chico Teodoro". Fonte: ONH


Pedro Teixeira de Oliveira. "Pedro Rufino". Fonte: Arquivo do CPH.


Em 25 de março de 1922 o Partido Comunista Brasileiro (PCB) era fundado em Niterói, Rio de Janeiro. Cinco anos depois, em 1927, o mesmo se dava em Fortaleza, capital do Ceará. No interior do estado, um ano depois, era fundado em 25 de março de 1928, o Comitê Municipal do PCB em Camocim, se tornando a primeira célula interiorana do partido.
Portanto, hoje, os comunistas de todo o país celebram o centenário do partido político mais antigo em atividade. Em Camocim, a mesma data completa 94 anos. 
Entre marchas e contramarchas, períodos de legalidade e ilegalidade, repressão e apagamento da memória, a militância conseguiu sustentar uma ideia revolucionária de entendimento da sociedade que o fez se tornar "perigoso", caracterizado de "alienígena" e outros adjetivos negativos durante toda sua existência, para os setores conservadores desta mesma sociedade.
Neste sentido, a semente plantada em 1928 em Camocim, por homens destemidos como o professor Francisco Theodoro Rodrigues e o motorista Pedro Teixeira de Oliveira (Pedro Rufino) (fotos), dentre outros, ainda produz frutos, tendo hoje o PCdoB como herdeiro desta tradição de "Cidade Vermelha", que ainda hoje Camocim é conhecida.
Parabéns aos militantes, antigos e novos camaradas, como se dizia antigamente entre eles.



 

Um comentário:

  1. Olá caro Professor Carlos Augusto!

    Na condição de “novo militante” e ex-membro do Comitê Municipal do PCdoB camocinense, embora meio desgarrado atualmente, quero agradecer pela parte que à mim toca, de vossa felicitação. Inclusive, aproveito para também parabenizar os camaradas, parabenizar você pela postagem e, sobretudo agradecê-lo em nome do Partido, não só por esta homenagem, mas pelo grande serviço prestado ao Partido Comunista do Brasil em Camocim, como historiador, pesquisador e grande estudioso do Partido.

    ResponderExcluir