quinta-feira, 12 de maio de 2022

PINTO MARTINS. I CENTENÁRIO DO VOO NOVA IORQUE-RIO DE JANEIRO


Filmagens do Documentário Euclides Pinto Martins. Camocim-CE. 2022. Foto: Tadeu Nogueira.


    Por conta do I Centenário do Voo Pioneiro de Pinto Martins (New York - Rio de Janeiro, 1922-2022) fomos bastante solicitados por escolas, instituições para palestras, gravação de videos, etc. Essas experiências, ensejaram outras demandas que apresentaremos junto à Comissão de Organização das Festividades alusivas à data em epígrafe.  Logicamente, que outras propostas surgirão nessa comissão e, por enquanto, tornamos públicas às nossas do Coletivo de Historiadores, que se somarão à outras, como a Revitalização da Praça Pinto Martins e às atividades didático-pedagógicas a serem realizadas nas escolas municipais:

1, Em parceria com a Câmara Municipal, pensar a outorga da Comenda Pinto Martins à pessoas físicas e jurídicas em 19 de dezembro de 2022.

2. Reforma integral da Casa de Pinto Martins (Biblioteca Pinto Martins).

3. Aquisição de material artístico-plástico da AMARTES para instituição de um Memorial na Biblioteca Pinto Martins).

4. Fazer injunções junto à VIRA LATA Produções Artísticas- RJ, no sentido de ver a possibilidade de exibir o documentário sobre Pinto Martins, realizado no mês de abril em nossa cidade na inauguração da praça em dezembro, numa sessão em praça pública.

5. Lançar mais 03 (três) livros da Série História Camocinense, e uma SEGUNDA EDIÇÃO do livro PINTO MARTINS. UM VOO NA MEMORIA E NA HISTÓRIA do aviador camocinense

6. Organização e implementação de um espaço de memória e pesquisa sobre a HISTÓRIA DE CAMOCIM para professores e estudantes sob a responsabilidade do COLETIVO DE HISTORIADORES DE CAMOCIM. Sugestão de espaço: antiga sede da Guarda Municipal de Camocim. Estação Ferroviária. 

7. Lançamento da PLATAFORMA PINTO MARTINS - Banco de Dados sobre o município de Camocim em todas as áreas do conhecimento, que poderia funcionar neste espaço acima referido e disponibilizado virtualmente em canais específicos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário