sexta-feira, 25 de novembro de 2022

MURILO AGUIAR. 108 ANOS

 

Murilo Rocha Aguiar (1914-1985). Foto: Arquivo da família Aguiar.



    Se vivo fosse, hoje, 25 de novembro, Murilo Aguiar estaria completando 108 anos de idade. Nascido em Camocim em 25 de novembro de 1914, em pleno contexto da Primeira Guerra Mundial, Murilo Aguiar construiu sua biografia em torno da atividade comercial e, principalmente, política.
    Eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1947, portanto, deputado constituinte, foi prefeito de Camocim entre 1955 e 1959 e reeleito deputado estadual em 1962, 1966 e 1982. Faleceu em 1985 quando da disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
    Líder político de grande prestígio na zona norte, Murilo Aguiar, respondendo a um questionário sobre suas realizações em Camocim, pontuou:

b) Construí o Serviço de Abastecimento D’água em convênio com o DNOCS;
— Construí o Mercado Auxiliar;
— Construí o calçamento das principais ruas;
— Construí várias unidades escolares, inclusive o prédio
onde funciona a Escola Estadual Padre Anchieta;
— Construí estradas carroçáveis interligando Distritos;
— Porto: Obtive autorização do Presidente Juscelino Kubitschek para construção do cais de atracação e do armazém
do porto, o que foi feito;
— Draga: Consegui a vinda de uma draga para abertura de nosso ancoradouro, mas com 35 dias de trabalho ela pifou, tendo sido rebocada para Natal a fim de ser consertada.  Não mais voltou, uma vez que o Presidente Kubitschek já estava fora do Governo e a sua ordem anterior não foi integralmente cumprida;
— Rodagem: Consegui autorização presidencial para que fossem iniciadas as construções da estrada de rodagem Camocim-Coreaú e Chaval-Parnaíba, onde foram empregados cerca de 20.000 flagelados da seca de 1958;
_ Campo de Pouso: Consegui recursos do Ministério da Aeronáutica para ampliação do nosso campo de pouso, onde foram empregados 600 pais de família que passavam fome, também na seca de 1958.

(MONTEIRO, Tóbis de Melo. Camocim Centenário. 1879-1979. Imprensa Oficial do Ceará (IOCE), 1984, p. 26).

    Brevemente será publicada uma biografia de Murilo Aguiar, inclusive com sua descendência genealógica.
    





Nenhum comentário:

Postar um comentário