![]() |
Relação de escolas. Camocim. 1960 |
Há uma década que Camocim comemora resultados satisfatórios no sistema de qualificação e avaliação da educação no Estado do Ceará. O Brasil, por sua vez, através do Ministério da Educação, adota alguns critérios, avaliatórios e metodológicos, deste sistema, para o desenvolvimentos de programas educacionais. Apesar da melhoria dos índices há ainda um grande caminho a percorrer e existe quem questione estes programas.
Contudo, para o início de tudo é preciso sempre dar o primeiro passo. Se hoje comemora-se a conquista das "Escolas Nota Dez", do "ensino integral", dentre outras pautas, faz-se mister lembrarmos das dificuldades de antigamente, onde, ir para a escola era um privilégio de poucos e o Estado era pouco presente nas comunidades interioranas.
Se hoje temos uma Escola Profissionalizante, (e uma outra prometida) duas outras escolas de Ensino Integral (CEPI e Monsenhor José Augusto), e suas extensões na zona rural, um CEJA e um Centro de Idiomas, na década de 1960, eram apenas três pequenas escolas, das quais poucos tem lembrança.
Para conhecimento de todos, revela a fonte dos almanaques de então. Em Camocim, no ano de 1960, registrava-se três escolas dependentes da Secretaria de Educação do Estado:
1. Escola Cabral - Nível pré-primário e primário, situada a Rua Humaitá, 1651;
2. Escola Dr. Raul de Goes - Nível primário, situada a Rua Dr. João Thomé, s/n. (Provavelmente na Associação Comercial;
3. Escola Egito - Rua 24 de Maio, 293. Bairro Egito (Rua do Egito).
Se você estudou numa destas escolas ou teve um parente que aprendeu as primeiras letras numa delas, se manifeste.
Fonte: Almanaque do Estado do Ceará. 1960, p.35.
Nenhum comentário:
Postar um comentário