![]() |
| Vista aérea do Distrito do Guriú. Camocim-CE. 2027. Fonte: Facebook Guriú-Camocim-Ceará |
Em 2017 publicamos aqui um interessante histórico sobre o distrito de Guriú, localidade anteriormente chamada de Morro do Jangadeiro, Morro do Guriú e Guriuzinho, o primeiro a ser elevado a esta categoria pela municipalidade camocinense.
Criado ainda no século XIX, em 11 de fevereiro de 1890, a localidade hoje se destaca como um interessante e promissor destino turístico, com a instalação de pousadas e hotéis, na foz do Rio Guriú, oferecendo atrações diversas como a observação de cavalos-marinhos, trilhas pelo Mangue Sego, além da prática do kitesurf.
Hoje iremos destacar algumas curiosidades históricas, como por exemplo: Qual a origem da palavra GURIÚ? Diz-se referir-se ao canto de um pássaro, a coruja do mato, existente por lá, cujo som aproximado é "guriú". E quais os primeiros habitantes? A Família Marques, cujo patriarca Caboclinho Marques, foi o primeiro comerciante daquela região, além de Quinca Carvalho, que era seu cunhado.
Fala-se também que, do Rio Grande do Norte, um estado importante na produção de sal, veio juntamente com outros trabalhadores, o senhor Solão ou Solano, com a intenção de explorar uma salina. No entanto, a grande abundância de caranguejo "sié" inviabilizou a empreitada, posto que este crustáceo furava as paredes da salina e estragava os cristalizadores. Vendo seus esforços de explorar a salina infrutíferos, Solano "abandonou o local com destino ignorado, deixando entretanto", além das benfeitorias (casa, catavento, etc), "vários trabalhadores que com ele vieram, entre eles: Chico Carneiro, Adolfo, Chico Nicolau, Gulino (pai do Abencio)".
Algumas localidades do Distrito de Guriú: Baixa Grande, Lago Grande, Córrego Grande, Canoa, Tucuns, Baixo, Lagoa das Pedras, Pedra Branca, Baixio, dentre outros.
O Padroeiro do distrito de Guriú é Santo Antonio, cuja capela é a mais antiga do município. Em 1977 a "igreja foi reconstruída, houve a festa de Santo Antonio com a presença do Bispo e monsenhor Inácio. Uma tradição do lugar é o Almoço dos Cachorros, "em homenagem a São Lázaro, promovido pela esposa do João Barros".
Este relato só foi possível graças as anotações manuscritas feitas pelo Sr. Osmundo Rodrigues Campos em 04/11/1979, portanto, há 46 anos, numa entrevista realizada com os moradores locais José Ferreira da Cruz (Zé Cruz) e João Ferreira da Cruz
Fontes:
Texto: "Guriú". Osmundo Campos.
Foto: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1946380215379048&set=guri%C3%BA-para%C3%ADso-sem-fim
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário