terça-feira, 31 de maio de 2011

E O PORTO DE CAMOCIM?


Quando o ex-prefeito de Sobral Leônidas Cristino assumiu a Secretaria dos Portos, cantei a pedra: é mais fácil sair um porto seco para Sobral do que se revitalizar o Porto de Camocim. Agora sai notícia do Governador Cid Gomes e o Prefeito de Sobral Clodoveu Arruda visitando o Porto de Nova Jersey para conhecer a experiência dos americanos. Até aí tudo bem, é dever dos gestores buscarem novas alternativas para o crescimento econômico do estado. Salta aos olhos, no entanto, a notícia não fazer nenhuma menção ao Porto de Camocim nesse modelo ou nesse projeto, visto que em sua justificativa: "Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro".
Minha desconfiança é que todo esse projeto esteja interligado aos interesses econômicos do Porto do Pecém, embora na matéria não se cite que portos marítimos serão beneficiados, embora seja intenção do governo "sediar um porto seco na Região Norte do Estado". Não vimos também, nenhuma liderança política da região repercurtir o fato buscando tirar dividendos, o que pode sugerir também a falta de força política para tal. Aguardemos, portanto, o desenrolar dos fatos.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado. Com informações da Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

FOTO: PORTO SECO DE NOVA JERSEY. tiosam.org.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

2 comentários:

  1. CARLOS,
    O MINISTRO MANDOU A CAMOCIM UMA EQUIPE,NO SENTIDO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO SOBRE AS CONDIÇOES DA BARRA, POIS NECESSITA ASSIM DESSE ESTUDO. JÁ É UM GRANDE PASSO.
    CHIQUINHO

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma notícia alentadora. Esperemos que não seja como das outras vezes, principalmente em ano eleitoral...

    ResponderExcluir