terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PARLAMENTARES DE CAMOCIM. VIII. ONOFRE MUNIZ GOMES DE LIMA

Gal.Onofre Muniz Gomes de Lima.
Fonte: www.7bib.eb.mil.br
Neste trabalho de recuperação biográfica dos parlamentares camocinenses observamos que a maioria deles começavam numa carreira militar e depois adentravam na política. Deste modo, isso explica uma certa tradição militarista em Camocim, sendo sede de batalhão da Polícia Militar do Ceará, tendo representação do Exército - Tiro de Guerra 10 001 e da Marinha do Brasil com a Capitania dos Portos. Com o General Onofre Muniz Gomes de Lima não foi diferente. Ele nasceu em Camocim, no 17 de abril de 1891, filho de Luís Gomes de Lima e Elisa Moniz Gomes de Lima. No seu resumo biográfico temos

Fez os preparatórios no Colégio Militar do Rio de Janeiro e Escola Militar de Porto Alegre, cursando em seguida a Escola de Artilharia e Engenharia de Realengo. Fez brilhante carreira militar, culminando com o posto de General. Foi Delegado Substituto da Comissão de Limite e Caracterização da Fronteira Brasil-Uruguai e adido militar do nosso governo no México. 

Foi também Comandante da 10ª Região Militar sediada em Fortaleza. Na política, candidatou-se ao Governo do Ceará nas eleições de 1947, mas foi derrotado pelo Desembargador Faustino de Albuquerque que tinha se iniciado na magistratura sendo juiz em Camocim.  Foi eleito Senador (1951/1959), na legenda da coligação formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Social Progressista (PSP) tendo desempenhado importantes funções, inclusive a presidência da Comissão de Segurança Nacional, em nossa principal casa legislativa.
Morreu em 23 de abril de 1969.


FONTES: CISNEIROS, A. Parlamentares; GIRÃO, R. Ceará; MIN. GUERRA. Almanaque; SENADO. Relação; http://www.generals.dk/general/Lima/Onofre_Muniz_Gomes_de/Brazil.html acesso em 10 de julho de 2008.
NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses Notáveis-F. Silva Nobre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário