quarta-feira, 13 de setembro de 2017

VII SETEMBRO CAMOCIM. IV. O CENTENÁRIO DA MATRIZ DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES

Fonte: acervo do blog
Uma das instituições camocinenses mais antigas na cidade é a Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes. Segundo a historiadora Célia Santos em recente trabalho defendido no Curso de História da UVA, intitulado "E ERGUEU-SE UM TEMPLO A BOM JESUS: A ESCRITA DA HISTÓRIA SOB A ÓTICA RELIGIOSA EM CAMOCIM-CE (1905-1917)", a edificação da antiga capela é de 1880, portanto, um ano após a nossa emancipação política. A obra foi retomada em 1905. Sobre a antiga capela ela nos diz:
A primeira planta foi criada pelo Dr. Engenheiro Privat, em 1880, que foi o primeiro Diretor das obras da Estação Ferroviária de Sobral, e as obras que deram início neste mesmo ano, foram concluídos em 1882, sendo feita a capela-mor sobre direção de Dr. Beltrão Pereira, que conseguiu levantar a faixada da frente, arcadas e paredes laterais da nave principal da futura matriz. (P.24).

No entanto, em 11 de abril de 1909, a edificação ruiu. No Livro de Tombo, o então Padre José Augusto da Silva escreveu sobre o desmoronamento:
Aos onze de Abril porém uma surpreza para toda a cidade, foi o desabamento completo da Igreja. Isto é, primeiramente um lado e após seis dias o outro. Tudo fora destruído em poucos minutos; o trabalho de muitos ficara reduzido a um montão de ruínas intransponíveis. A exceção da torre tudo mais era entulho que impedia passagem para a capella que servia de igreja. Fui obrigado a mudar a entrada para os fundos da capella. Toda comunicação era feita pela sacristhia. Uma verdadeira catástrofe fora o desabamento da igreja. O povo em geral perdera a esperança de ver uma igreja tão cedo.

            Já no ano de 1910, as obras foram retomadas, tendo uma paralização nos trabalhos por ocasião da grande seca de 1915, quando as atenções da paróquia se voltaram para minorar os sofrimentos dos retirantes que chegavam à Camocim. Com muito esforço, no ano de 1917, foi feita a “benção principal da Igreja, na qual se fez presente na cidade, o Exm. Sr. Bispo Diocesano Dom.José Tupinambá da Frota.
Recorrendo mais uma vez ao  Livro de Tombo, assim foi narrada “pelo  pároco José Augusto, a visita de Dom. José a Camocim, a fim de benzer a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, (...) A trinta de Dezembro de 1917 o Exmo. Sr. José dignou-se vir a esta cidade especialmente para benzer a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, offerta do Cel.. Jose Adonias de Araujo, a matriz.

Em 30 de dezembro de 2017, portanto, a nossa Matriz completará um século. O trabalho da historiadora é mais completo e interessante do que estas poucas informações que recolho. Seria interessante que a Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, através da Diocese de Tianguá pudesse viabilizar a publicação do mesmo, para que os católicos camocinenses pudessem saber mais sobre a história do seu templo.

2 comentários:

  1. A história da construção centenária de nossa Igreja Matriz merece sim ser divulgada. Foram muitas dificuldades enfrentadas pelo padre José Augusto da Silva e os fieis, que juntos ergueram esse belíssimo Templo a Bom Jesus dos Navegantes. Foi um prazer enorme pesquisar sobre essa história, repleta de descobertas e sonhos concretizados.

    ResponderExcluir
  2. Durante as obras, onde eram realizados as missas, batizados etc?

    ResponderExcluir