terça-feira, 22 de junho de 2021

A VACINAÇÃO EM CAMOCIM.

 

Atestado de Vacinação Antivariolica de Maria Alves da Silva. Camocim-CE. 1946. Fonte: Arquivo do CPH.


Em tempos de pandemia do Covid-19, as redes sociais estampam fotos de imunizados (na primeira ou segunda doses, seja de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer), agradecendo a Deus e a ciência ou protestando contra o governo, além de outras manifestações. Passada a fase de imunização da população até frear o avanço do vírus, no futuro teremos que voltar aos postos de vacinação para continuar o controle da pandemia até ser considerada extinta.
Para termos uma ideia da longevidade das pandemias, a varíola. que teve surto no Brasil nas primeiras décadas do século XX, só foi considerada extinta em 1980.
Este procedimento é o que permite entrever o documento acima referido. Num sábado ensolarado (muito provavelmente), Maria Alves Silva, uma morena de 35 anos dirigiu-se à Delegacia de Higiene de Camocim à época dirigida pelo Dr. Jaime Correia e tomou duas injeções no braço esquerdo. Parece ter sido as últimas. visto que no campo onde deveria constar o retorno, o mesmo ficou em branco.
No momento em que o Brasil ultrapassa o número absurdo de 500.000 mortes, vacinar-se é o melhor remédio. Portanto, não deixe de tomar sua dose se ela está disponível.
 


2 comentários:

  1. Bolsonaro é o responsável pelo envio de todas essas vacinas de boa qualidade como astrazeneca, Pfizer , portanto temos que agradecer o presidente , presidente mais decente que esse país já teve

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse registro, e bem apropriado para o momento. Pois, além de remontar a um momento de nossa história, vale também como uma reafirmação de que não se deve desacreditar da Ciência. Ser contra a Ciência é ser contra a vida. Infelizmente, já não são mais 500.000. No momento desse comentário, já ultrapassa os 600.000 mortos, principalmente por irresponsabilidade no trato da pandemia, por parte do chefe maior da Nação que, insiste em negar a Ciência, ao se posicionar sempre contra a vacina, embora seja obrigado a comprar.
    Nagacionismo mata, vacina salva vidas!

    ResponderExcluir