segunda-feira, 20 de setembro de 2021

A PREVIDÊNCIA SOCIAL EM CAMOCIM. (XI SETEMBRO CAMOCIM. 2021. N.6).

 

Prédio do INPS (hoje INSS) em Camocim-CE. Rua da Independência, 506. Fonte: MONTEIRO, Tóbis de Melo. 1980, p.113.

   

    Um  dos prédios públicos mais bonitos de Camocim,  é o do Instituto Nacional da Seguridade Nacional - INSS. Inaugurado nos anos 1970, chegou aqui com o nome de Instituto Nacional da Previdência Nacional - INPS. Aliás, a Previdência Social do Governo Federal já foi IAPAS, INAMPS, dentre outras siglas.

    No entanto, para que o serviço federal da previdência pudesse funcionar em nossa cidade, foi necessário que município fizesse a doação do terreno. Neste sentido, em 17  de setembro de 1969 foi sancionada a Lei Municipal Nº 260 pelo Prefeito Municipal de Camocim Setembrino Fontenele Véras, declarando de utilidade pública um  imóvel na confluência da rua Independência com Humaitá, para posterior desapropriação que serviu para construção do prédio do INPS.


Agência do INSS em Camocim. 2016. Foto: Marcelo Giovanni C. Moura.

    Além de servir a população no acesso aos serviços  da previdência e assistência social, o prédio do INPS teve outra utilidade - ser o local das apurações de votos das eleições municipais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, no tempo em que o voto era assinalado em cédulas eleitorais de papel e depositados em urnas de lonas. Os trabalhos chegavam a durar até uma semana e parte da população acompanhava eufórica ou decepcionada os resultados  nas calçadas adjacentes ao prédio, manifestando-se a cada "ponta" obtida pelos candidatos, anunciados por bilhetes jogados pelos fiscais do primeiro andar do prédio ou pelos locutores das rádios que acompanhavam a "marcha da apuração".

    Terminada a apuração, os vencedores partiam em passeata para  espaços identificados com os partidos políticos ou para as residências dos eleitos.


Fonte: Arquivo da Câmara Municipal de Camocim.











2 comentários:

  1. Uma vez, ainda morando na Fazendinha, estive no meio do povão que ficava em frente esse prédio durante a apuração dos votos. Foi em 1986, na eleição pra governador, senador e deputados. Eu ainda nem votava mas participei daquela emoção do lado de fora esperando pelo resultado de cada boletim e o tamanho da "ponta" e a vibração da galera.

    ResponderExcluir