quarta-feira, 22 de setembro de 2021

ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO BOA ESPERANÇA. CAMOCIM-CE. 19 ANOS DE LUTAS E HISTÓRIAS. (XI SETEMBRO CAMOCIM. 2021. N.07).


Por ocasião dos 19 anos da Associação Comunitária do Bairro Boa Esperança, o blog Camocim Pote de Histórias homenageia a mesma pelos serviços prestados à comunidade local através de texto enviado pelo historiador Francisco Rocha Pereira, que também é membro da atual diretoria. Parabéns a todos que fazem a associação!

Logomarca da Associação Comunitária da Boa Esperança. Camocim-CE. Fonte: Arquivo da Associação.

 


            Quando se trabalha com dedicação, responsabilidade e perseverança, se ver o resultado. A Associação de Moradores do Bairro Boa Esperança de Camocim é um exemplo. Fundada em 22 de setembro de 2002, teve como seu primeiro presidente o Senhor Manoel de Carvalho. No início as reuniões eram realizadas debaixo de um cajueiro na propriedade do Sr. Carvalho. Mas com muita dedicação e esforço, Seu Carvalho pleiteou e conseguiu um terreno junto ao Município, ainda na gestão do Prefeito Sérgio Aguiar, onde foi construída a sede da Associação.

Vale ressaltar que toda a construção foi realizada com recursos oriundos do programa “Sua nota tem valor”.

O Sr. Manoel de Carvalho tem o reconhecimento da comunidade e das autoridades como um grande benfeitor da referida associação, porém depois de ter muito contribuído, teve que se afastar das atividades por orientação médica para cuidar de sua saúde. Sucedeu-lhe o Sr. Aderaldo Rodrigues de Lima que já está no segundo mandato e a exemplo de seu antecessor, continua fazendo um excelente trabalho, mantendo o ritmo das atividades que beneficiam os sócios e demais pessoas da comunidade, pois esta era a grande preocupação do Sr. Carvalho.

Dos vários projetos que a Associação desenvolve, destacamos o Núcleo de Apoio a Criança e Adolescente criado em 2009, objetivando tirar o público juvenil da ociosidade, prevenindo-os contra as drogas. Isto se dá através de atividades como colônia de férias, aulas de dança, quadrilha junina, escolinha de futebol, aula de violão e reforço escolar e das atividades realizadas no Projeto Telecentroque tem sido uma constante, beneficiando cerca de 150 crianças entre os filhos dos sócios e demais pessoas da comunidade. Mas não é só isso. Para os adultos já foi oferecido vários cursos e oficinas como arte e cultura, manicure, artesanato, pedreiro, culinária, aula de cidadania e ainda tem a zumba para as mulheres ficarem em forma.

Alunos do Curso de Violão na Associação Comunitária do Bairro Boa Esperança. Camocim-CE. Foto: Arquivo da Associação.


Para realizar as ações e projetos, além do empenho da diretoria e colaboração dos sócios e comerciantes voluntários, a Associação conta também com a parceria da Prefeitura Municipal, Ministério Público, Polícia Militar e outras instituições.

 Lembramos que na pandemia foram suspensas as reuniões, obedecendo aos Protocolos Sanitários, mas a associação não parou de todo, pois com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Projeto “Mãos que Protegem”, as mulheres sócias produziram 10.000 (dez mil) máscaras, que foram distribuídas nas repartições e em 20 comunidades do município.

Não é à toa que a honrada associação tem se destacado como líder da região Norte cearense no programa “Sua Nota Tem Valor”, e participou do Programa Itaú Social UNICEF, obtendo a 6ª colocação no Ceará, ficando entre as 14 melhores associações do Brasil. Isto nos orgulha, não só de ter acompanhado desde o início, mas também de fazer parte dos 19 anos de história e muitas vitórias da Associação da Boa Esperança, já considerada de Utilidade Pública Municipal e Estadual. 

 

Francisco Rocha Pereira

(Membro da Diretoria)

Um comentário:

  1. Faço uso desse espaço para, em nome da Associação supra, agradecer ao nobre amigo e historiador Carlos Augusto, proprietário deste respeitado blog, tão importante como uma rica fonte de pesquisa e informações sobre nossa história local. Obrigado pela postagem e homenagem!
    Como membro da Diretoria, posso afirmar que todos os sócios são gratos pela postagem que divulga algumas das várias ações desenvolvidas pela Associação, neste veículo de alcance nacional. Entendemos, evidentemente, que, só uma pesquisa nos padrões científicos poderia dar conta da brilhante história construída pela Associação da Boa Esperança, ao longo de duas décadas, que se completam em 2022. No entanto, ser contemplado pelo Pote de Histórias, na série (XI SETEMBRO CAMOCIM - 2021. N.07), é motivo de muito orgulho para todos os associados e parceiros, moradores do Bairro Boa Esperança e adjacências.

    ResponderExcluir