segunda-feira, 13 de setembro de 2021

IGREJA, PREFEITURA, CÂMARA MUNICIPAL E MARINHA NUM SÓ RECIBO. (XI SETEMBRO CAMOCIM.2021. N.3).

Agência da Capitania dos Portos em Camocim. Fonte: https://www.marinha.mil.br/cpce.



Se alguém perguntasse para se responder rapidamente para um cidadão camocinense o que a Igreja Católica, especialmente a Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, a Prefeitura, a Câmara Municipal  e a Marinha do Brasil teriam em comum, talvez a pessoa em questão tivesse um pouco de dificuldade em dar a resposta.
No entanto, um simples RECIBO poderia ser a fonte para uma possível resposta. No plano das instituições, as mesmas travam relações e isso pode ser visto num simples documento de "empenho" contábil, que mostra o momento em que se deu uma transação imobiliária.

 

Recibo de compra e venda de terreno onde se construiu a Capitania dos Portos de Camocim-CE.
Fonte: Arquivo da Prefeitura Municipal de Camocim/CPH. 


Esclarecendo o fato, o recibo atesta que, em determinado momento, a Prefeitura Municipal de Camocim pagou ao representante da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, a importância de Cr$ 1.500,00 (um mil e quinhentos cruzeiros), por um terreno contíguo à Igreja Matriz "com as seguintes dimensões: pelo nascente 61 metros; ao poente, 62,70 metros; ao Norte 39 metros e ao Sul, 40,70metros. Confina ao nascente com a Igreja de Bom Jesus dos Navegantes; ao poente com a Rua Santos Dumont; ao norte com a rua Dr. João Thomé e ao sul com o calçamento que guarnece por limite, a quadra de esportes do Ginásio Pe. Anchieta".
O leitor,  a esta altura já deve ter identificado que o terreno em questão é onde se encontra atualmente a Capitania dos Portos. Mas, espera aí... e este confinante denominado de "quadra de esportes do Ginásio Pe. Anchieta" não se localiza no Bairro Cruzeiro?" Expliquemos: o terreno onde está a CREDE 4 e o CEJA João da Silva Ramos, até meados dos anos 1970 era onde estava instalado o Ginásio Padre Anchieta, que depois foi transferido para o Bairro Cruzeiro. 
Voltando para o teor da fonte. E onde a Capitania dos Portos entra na história? O terreno adquirido pela Prefeitura Municipal de Camocim, informa o recibo: "o terreno em apreço foi adquirido pela Prefeitura, por autorização do Legislativo e foi doado pela Lei Municipal n° 254 de 8.5.1969, ao Ministério da Marinha, para edificação da sede da Agência da Capitania dos Portos, nesta cidade".
Mas o recibo diz e traz apenas estes detalhes acima referidos? É preciso observar as entrelinhas do documento. Através dele podemos especular o quanto valia o metro quadrado no centro da cidade naquela época (trabalho para os corretores imobiliários de hoje). O porquê da doação não ter sido feita diretamente pela Diocese e sim pela Prefeitura. Fisicamente, o documento apresenta o autógrafo do Monsenhor Inácio, que foi nosso pastor mais longevo, à frente do povo católico camocinense por quase 50 anos.
Num só recibo, muitas histórias a desvendar!






 


2 comentários: