sexta-feira, 2 de setembro de 2016

VI SETEMBRO CAMOCIM I - A CIDADE NOS ANOS 1940

Trecho da Rua 24 de Maio e Largo da Matriz. Camocim. 1941. Fonte: Revista Cruzeiro, RJ.

Em março de 1941 a Revista Cruzeiro, a maior revista de circulação nacional àquela época fez uma matéria especial sobre nossa cidade. Nos anos 1940, o município experimentava os fatores positivos do movimento do nosso porto e da estrada de ferro. Vejamos um trecho da referida reportagem, entremeada de algumas tomadas fotográficas de nosso traçado urbano:

"O município de Camocim um dos mais importantes do Estado do Ceará, possuindo uma população de 22.750 almas, é banhado pelo Oceano Atlântico, ao norte, e pelo Rio Coreaú, a leste, que lhe offerece excelente ancoradouro situado na cidade de mesmo nome e que é a sede do município.
O porto de Camocim é visitado, no seu ancoradouro interno, pelos vapores de pequeno calado do Lloyd Brasileiro, da Companhia Commercrio e Navegação, do Lloyd Nacional e de outras empresas particulares.
O município de Camocim é também servido pela Estrada de Ferro de Sobral, que o atravessa de norte a sul, sendo seu ponto inicial a cidade de mesmo nome.

A foto acima foi feita do alto da torre da Igreja Matriz e mostra um trecho da atual Rua 24 de Maio, Na época,, o prefeito era o Sr. João da Silva Ramos que, no decorrer da reportagem, faz uma uma espécie de prestação de contas de sua administração. Eãom postagens posteriores, forneceremos maiores detalhes desta publicação.

 Fonte: Revista Cruzeiro, RJ. 29 de março de 1941, p. 49.

3 comentários:

  1. Muito boa essa reportagem Parabéns. Eu tenho alguns textos homenageando a cidade de Camocim, inclusive doei um com o título: Camocim, um pote de vida e doei em um quadro para a ACCAL. Gostaria de publicar no seu blog caso você permita me diga como farei pra lhe enviar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Batista Nascimento, mande seu texto para o e-mail: augustus474@hotmail.com que teremos o maior prazer em publicá-lo.
    Carlos Augusto

    ResponderExcluir
  3. Caro Batista Nascimento, mande seu texto para o e-mail: augustus474@hotmail.com que teremos o maior prazer em publicá-lo.
    Carlos Augusto

    ResponderExcluir