domingo, 5 de abril de 2020

FUTEBOL E POLÍTICA EM CAMOCIM.

Baú do Maguary. Camocim Ceará. 29/09/1976. Arquivo do Blog.


As relações entre futebol e política são íntimas, desde os tempos imemoriais, como se dizia antigamente. Essa relação cresceu tanto que no Congresso Nacional existe a chamada "Bancada da Bola" que, naturalmente defende os interesses mais inconfessos e até já rendeu uma CPI, que no fim deu acabou em pizza.
Nessa teia de interesses, podemos observar essas relações também no nosso cotidiano de cidade pequena, onde futebolistas procuram políticos e vice-versa, cada um buscando tirar proveito dessa proximidade.
No caso que relatamos nessa postagem, o Maguary Esporte Clube deixa essa relação explícita num ofício dirigido ao líder político Murilo Aguiar (25/11/1914 a 01/03/1985) ao solicitar um "terno completo" nas cores vermelho e branca "em listras vertical, com gola ou sem gola, [...] meiões brancos, [...] e calções vermelhos", tudo em número de 15, além de uma bola "Oficial Copa Rio - Drible".  
Mas, esse não era um pedido qualquer, tinha que estar bem fundamentado. Através do ofício, a diretoria do Maguary mapeia a região de sua influência como que a mostrar para o líder político o alcance da sua futura doação:
[...] nós que fazemos a equipe mais jovem do MAGUARY ESPORTE CLUBE, da Rua Santos Dumont, agregando todo o Bairro da Brasília e Arraial, da qual sempre fomos fiel e seguidora da sua política, toda família Maguaryense e, todos os bairros citados acima...
Por outro lado, precedendo tudo isso, o rasgado elogio que acaricia o ego de todo político precede a lista de pedidos:
"Confiando no grande prestígio de V. Exa (sic) decorrente de uma liderança tradicional e inconteste, de que é possuidor aqui em Camocim, como em todo território Nacional, e na magnidade (sic) do seu coração". 
E o pedido do uniforme é fechado com uma exortação a um futuro vitorioso nas eleições que se aproximavam:
"[...] e ficaremos sempre na convicção de estarmos sempre ao seu lado para comemorar mais uma vitoriosa batalha no próximo pleito que se aproxima.

Contextualizando o período, em 1976, o líder político Murilo Aguiar estava cassado pela Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964 e por força de lei, não poderia participar de campanhas políticas, inclusive vir à Camocim, mas, conseguia coordenar seu grupo mesmo distante. Na relação dos documentos que denomino de "Baú do Magaury" não encontramos nenhum que se referisse ao recebimento do referido uniforme. É provável que tenha recebido face à maneira como foi pedida. No entanto, o certo é que naquele ano, o grupo político "Cara Preta" de Murilo Aguiar perdeu as eleições para os rivais, "Fundo Mole", das famílias Veras-Coelho, com a vitória de Edilson Veras Coelho

Fonte: Maguary Esporte Clube. Ofícios. 1976.


Nenhum comentário:

Postar um comentário