domingo, 19 de abril de 2020

O PAPA, AS CRIANCINHAS E A SOLIDARIEDADE CAMOCINENSE

Fonte: Correio da Semana. Sobral-CE, 28/03/1941, nº 54, p3.

Em tempos de pandemia, verificam-se as ações de solidariedade em todo o mundo no sentido de combater a fome das pessoas, aumentada pela diminuição da atividade econômica imposta pelo isolamento social.
Artistas e celebridades fazem suas "lives" no sentido de arrecadar alimentos e artigos de limpeza, principalmente, quase numa competição para saberem quem mais arrecadou. Se isto fosse uma ação corriqueira, o problema da fome estaria solucionada no mundo. Por outro lado, fico a me perguntar como se dá logística da entrega das milhares de toneladas arrecadadas.
Contudo, estas campanhas nem sempre tiveram essa espetacularização midiática e resultados tão "satisfatórios". Na campanha do Santo Padre Pio XII, a favor das crianças vítimas da Segunda Guerra Mundial, a Diocese de Sobral apresenta os valores arrecadados em tal campanha, lamentando a "mão de vaca" dos sobralenses em contribuir com o apelo papal, registrado pelo jornal católico Correio da Semana: 

" É pena Sobral, que devia dar o exemplo, contribuir com tão pouco para corresponder ao angustioso appelo do Santo Padre".

Por outro lado, a pequena nota prefere destacar o pão durismo dos sobralenses ao invés de destacar a arrecadação das paróquias de Acarahú, Massapê e Independência, as que mais arrecadaram. Como se vê na publicação, somente Camocim com  150$000, quase empata com as duas paróquias de Sobral, naquela época,  e Patrocínio, que juntas, arrecadaram somente 170$000. Ao todo a Diocese de Sobral enviou para os cofres do Vaticano a quantia de 3.437$000.
O Papa não era tão pop!

Fonte:Correio da Semana. Sobral-CE, 28/03/1941, nº 54, p3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário