quinta-feira, 16 de abril de 2020

DOENÇA MISTERIOSA EM CAMOCIM

Revista D. Quixote. RJ. 1920, nº 146, p.18. Fonte: Hemeroteca da BN.


Como já disse em postagens anteriores, ainda quero ter tempo para um dia escrever um livro sobre a saúde e a doença em nosso município. Estou recolhendo fontes como a que ora apresento. 
Trata-se da Revista D. Quixote no Rio de Janeiro fundada em 1895, de caráter satírico-humorístico pelo famoso caricaturista Ângelo Agostini e que funcionou até 1902. Depois foi retomada com o mesmo título em 1917 pelo jornalista e humorista Manuel de Bastos Tigre e "marcou a história do humorismo no Brasil até 1927". 
Era uma revista semanal e tinha como missão "difundir o humor, o único meio de salvar a nacionalidade". Reuniu em seu "cast" intelectuais como "Emílio de Meneses, Lima Barreto, José do Patrocínio Filho, Kalixto, Raul Pederneiras, Julião Machado, Storn, J. Carlos, Bambino, Seth e Yantok".
Mesmo sendo uma revista humorística é possível se filtrar fatos que podem passar desapercebidos numa anedota, numa caricatura ou num editorial. É o que se depreende de uma pequena nota publicada em 1920, que transcrevemos na íntegra:

"Um recente telegramma do Ceará traz-nos a desagradavel noticia de ter apparecido em Camocim uma nova molestia que começa pelas pernas e acaba fazendo cahir todos os dentes do infeliz por ella atacado.
Attenção, sr dr. Chagas! Trate v. ex. de tomar medidas prophylacticas para que tal peste não chegue aqui.
Que devastação iria ella fazer no mundo dos mordedores!"

A nota não revela mais do que isso. Quantos morreram ou ficaram banguelos não se sabe. Naquela época, acabávamos de sair da epidemia da gripe espanhola que assolou o município entre 1918 a 1919.



Fonte: http://cpdoc.fgv.br/
Fonte: Revista D. Quixote. RJ. 1920, nº 146, p.18. Fonte: Hemeroteca da BN.

Um comentário: