sábado, 25 de abril de 2020

DOCUMENTOS SECRETOS (?). CAMOCIM

Atividades do Grupo Marighela. Distrito Federal e Goiás. SNI. Fonte: Arquivo Nacional

Na recente saída do ex-Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro do Governo, o mesmo alegou que o Presidente da República queria interferir nas ações da Polícia Federal. Em sua justificativa, alegou a autonomia da PF dizendo que a mesma não era a ABIN - Agência Brasileira de Informações, onde o Chefe do Executivo pode receber relatórios de suas atividades.

Pois bem, a ABIN é a versão atual do que foi o Serviço Nacional de Informações - SNI, criado no período da ditadura civil-militar de 1964. Todo governo tem sua agência de informações e, como tal, funciona como um aparato do Estado. No entanto, a Polícia Federal é polícia judiciária e atua nas investigações dos crimes, inclusive os do Presidente da República, se for o caso, portanto, estes órgãos tem funcionalidades diferentes.

Neste sentido, mostro como exemplo, uma investigação feita pelo antigo SNI, que resulta em elaboração de relatórios e que são remetidos aos órgãos competentes e para o próprio Presidente, para tomarem as providências devidas.
O ano era 1969 e a repressão à luta armada estava no auge, fundamentada nos preceitos do AI-5. O SNI investigou as relações na capital federal de militantes com o que chamou de "Grupo Marighela" e suas atividades no Distrito Federal e  Goiás. É um relatório de 54 páginas onde são relacionados integrantes e colaboradores deste grupo. 
Agora já disponibilizados para consulta pública, vamos encontrar um camocinense envolvido nesta investigação. Trata-se de WEIMER LIMA LEMOS, nascido em Camocim em 05 de janeiro de 1943, filho de José Oliveira Lima e Julita Lima Lemos. Ele era escriturário e residia na SQS 115. Acampamento da CCA.

No documento não aparece mais detalhes do nosso conterrâneo, talvez por ter sido listado como simples colaborador das atividades do grupo investigado.

2 comentários:

  1. Amigos Camocinenses, vocês tem a linda narração ao entrar no ar e ao término dos Serviços de Alto-falante Sonoros Pinto Martins.
    Se tiverem em áudio por escrito, ponhão no próximo. Para matar a saudade. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Carlos Augusto, como eu faço para trocar umas ideias com você?

      Excluir